MAIS UMA ESTRELA PARA O CÉU

Qualquer instituição é desprovida de coração. Têm de ser os elementos que a representam a pugnar pelo seu presente e antecipar o futuro. Mas, também têm de relevar o seu passado, porque sem lembranças e história não pode haver presente ou futuro.

Foi com imenso pesar que prestámos uma última homenagem a um homem simples, que nos deixou, e que muito amava a sua Filarmónica do Crato. Marcámos presença com o nosso estandarte, vários músicos fardados e diretores nas cerimónias fúnebres em 22 de julho de 2021, homenageando Severiano Vicente da Conceição, que foi digníssimo tesoureiro da Direção da Filarmónica do Crato durante boa parte da década de 80 até 1997. Foi no seu tempo que foi construída a sede da Filarmónica e viajámos durante cerca de 8 dias ao norte de França, Ardenas, em 1994. Deixamos uma palavra de condolências aos filhos Paulo e Zarita, que também foram nossos músicos, ao genro, atual presidente da Câmara, à nora, neta e restante família. Até um dia, amigo Severiano e obrigado pela entrega desinteressada à nossa causa! Bem sabemos que ainda era um grande amigo e amante da Banda, o que nos deixa profundamente sensibilizados e ao mesmo tempo reconfortados por sabermos as marcas que uma passagem de muitos anos por esta causa deixou no nosso querido amigo! Ainda há poucos anos foi festeiro de S. Gregório…

Severiano Vicente da Conceição foi um prestigiado PSP na vila do Crato e logo que se aposentou, foi “apanhado” pelo então presidente “Zé Foguete” para vir para a Direção, até porque a mesma tinha perdido um seu diretor também muito digno, António Matos. O Sr. Severiano nasceu em Monte da Pedra a 1 de fevereiro de 1936 e deixou-nos a 22 de julho de 2021 com a bela idade de 85 anos, mas parecia ter menos, tal a sua atividade. Foi também um dos últimos sapateiros do Crato, talvez só já exista o Zé Lourenço (Noronha).

 

(Severiano Conceição, o segundo elemento da esquerda, contemporâneo na Direção com José Carlos Policarpo, também recentemente falecido)

Deixar comentário