8 de dezembro de 2023 – Dia da Padroeira

Mais um ano e a embaixadora do Crato a fazer a habitual arruada matinal. Em especial, foram visitados os doentes internados na Unidade de Grandes Dependentes da Santa Casa da Misericórdia, no Convento e antigo Hospital e os idosos do Lar de Nossa Senhora da Conceição. Estas visitas constituem momento carregados de carinho, saudade, amizade e é comum os acordes do Hino de Nossa Senhora da Conceição e as fardas azuis da nossa Banda fazerem estas pessoas verterem algumas lágrimas recuando a muitos momentos de alegria em família. É um chorar de saudade e não de tristeza, é um chorar por ainda estarem vivos, mas já não terem muita mobilidade. Mas é um “serviço” que deve ser mantido, vale mais uma lágrima de saudade do que lágrimas por esquecimento.

Já são muitas as caras conhecidas, pessoas que fizeram parte da nossa infância e juventude.

Depois da ida ao Lar, rumámos como habitualmente (com 8 dias de atraso) até à porta da Casa Josebel homenagear o fundador dessa casa comercial e nosso Presidente Honorário. O dia 8 de dezembro é dia de aniversário de muitos executantes, pois é uma data muito escolhida para o lançamento de novos músicos. Não faltaram as fotos para a posteridade.

A Banda apresentou-se com 36 executantes.

A Filarmónica do Crato apresentou-se em muito bom plano em mais uma Procissão da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, com pouca população a acompanhar, o Crato está a ficar despovoado e com muita gente a desinteressar-se pelas suas tradições. Músicos, éramos 43.

No início da Procissão tirámos uma foto de grupo.

Pelas 21.30h, com a Igreja Matriz do Crato repleta, a nossa Filarmónica fez o seu concerto anua em homenagem à Padroeira do crato e nacional. O mesmo correu bastante bem, até superou as expetativas. O público tem sido muito generoso com a sua presença (muita) e aplausos. Estiveram presentes 49 executantes. Foram interpretados os seguintes temas: Beyond the Darkness, de James Swearingen; Barbeiro de Sevilha, Rossini; Promenade, Willy Hautvast; Beyond the Western Sky, de Ed Huckeby; Contrasts of Life, de Markus Gotz; Las Orillas del Danúbio, de Johann Strauss; e Hino de Nossa Senhora da Conceição, arranjo de Raúl Morais Franco.

Foram estreadas as novas estantes de concerto, com muita qualidade, uma mais-valia para a Banda e a sua apresentação em palco. Parabéns à Direção por mais este esforço em dotar a Banda com as melhores condições de trabalho possíveis.

Bem-haja ao município do Crato que ofereceu um novo saxofone alto.

O Presidente da Direção prometeu o lançamento de cerca de 10 novos músicos na Páscoa.

 

Deixar comentário