8 julho – Entrada de novo músico
A Filarmónica do Crato tem mais um novo músico. Trata-se do jovem Diogo Guterres Carrilho, filho da nossa colega Andreia Guterres. Toca o mesmo instrumento da mãe, saxofone alto. Trata-se de mais um elemento oriundo do projeto Plusband. A primeira missão do dia 8 de julho, sábado, prendeu-se com a receção do Diogo junto à sua morada no Bairro do Codeço, em Crato. O Diogo estreou-se no Festival Internacional de Bandas em Alegrete.
Parabéns ao Diogo, à família e à escola de música da Banda!
8 julho – Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo – Alegrete
A nossa Filarmónica foi uma das seis bandas que marcou presença em mais um Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo, que este ano teve lugar no concelho de Portalegre, mais propriamente na simpática e linda vila de Alegrete, no dia 8 de julho de 2023, sábado, a partir das 17.30h. A Federação de Bandas de Portalegre homenageou duas personalidades alegretenses ligadas às bandas filarmónicas, o seu antigo Tesoureiro, Manuel Paixão, falecido em fevereiro de 2022, e o diretor, professor, investigador, escritor, Prof. António Delicado.
A Filarmónica do Crato é a única Banda do distrito que participou em todos os Festivais organizados pela Federação de Bandas de Portalegre, que o faz desde o ano de 2000, sendo que o mesmo já teve lugar no nosso concelho em 2002 e em 2022. Devido à Covid 19, o evento não se realizou em 2020 e 2021.
Para além da Filarmónica do Crato, estiveram a Sociedade Recreativa e Musical Alegretense, Sociedade Musical Nisense, Sociedade Musical Euterpe, Sociedade Filarmónica União Calipolense (Vila Viçosa) e Banda de Música de Salvatierra de los Barros (Espanha).
A nossa Banda apresentou-se em bom nível com cerca de 36 músicos e fez-se deslocar no autocarro municipal, cedido pelo município do Crato.
22 julho – Concerto em Gáfete
No sábado à noite, a 22 de julho, marcámos presença com 39 músicos, em mais um concerto pelas freguesias, na vila de Gáfete, no sempre agradável espaço da piscina municipal, repleto de público, um “dejá vu”, com um concerto de bom nível.
Obrigado ao público e à Junta de Freguesia de Gáfete, na pessoa do seu presidente José Garcia, que tanto nos acarinha, bem como ao presidente da Câmara Municipal, Joaquim Diogo, que nunca falta e nos incentiva. Também esteve presente o vice-presidente, Pedro Coelho. Não faltou um abraço ao nosso colega Francisco Baptista, que raramente não é visto na banda, mas que desta vez esteve impedido de dar o seu contributo por estar com problemas visuais no hospital de Santa Maria.
No final não faltou o já habitual lanche, muito do agrado de todos.
Vamos voltar!
Francisco Baptista – doença
O nosso colega Francisco Baptista ou Xiquinho sofreu um problema ocular, vê de forma turva e duas imagens ao mesmo tempo. Com um só olho, vê bem. Felizmente não lhe dói nada e está sempre bem disposto, como todos sabem…
O Francisco voltou no dia 24, segunda-feira, do hospital. Foi chegar de Lisboa e vir dar um abraço aos colegas no ensaio dessa noite. Ainda esteve um bocado a apoiar os jovens colegas trompetistas e depois foi para casa descansar, com vontade de experimentar o trompete já no próximo ensaio.
O nosso colega agradece a todos quantos ligaram e manifestaram a sua solidariedade. A Filarmónica também não fica indiferente à imensidão de mensagens que recebeu através do Facebook.
Regressou com ordem para fazer a vida normal. A Filarmónica agradece.
Deixar comentário