1 junho – Grupo do Plusband no Dia da Criança
No seu dia, um grupo de jovens do Projeto Plusband, atuou à porta da EBI do Crato. As filarmónicas não são nada sem as crianças e jovens, o seu garante de continuidade e manutenção.
2 de junho – Concerto de Abertura da Rota dos Coretos 2023
O concerto de abertura da Rota dos Coretos do Alto Alentejo 2023, teve lugar no Crato, na sexta-feira, dia 2 de junho de 2023. Devido às condições atmosféricas, não foi possível realizar-se o concerto junto ao coreto do jardim municipal, passando para o Auditório da Filarmónica do Crato.
Foi um magnífico concerto. Foi pena as trovoadas não terem permitido a sua realização junto ao coreto porque os 46 músicos que se apresentaram não caberiam no mesmo, muito menos toda a percussão da banda. Quem não veio até ao auditório não sabe o que perdeu!
Obrigado aos que vieram, e não foram poucos, pela sua presença, entusiasmo e carinho. Pelas palavras eloquentes, mas sentidas, muito obrigado ao Vice-Presidente do município do Crato, Pedro Coelho.
3 junho – Concerto da OSAA em Ponte de Sor
Um grupo de músicos da nossa Filarmónica participou na noite de 3 de junho num concerto da OSAA – Orquestra de Sopros do Alto Alentejo – no teatro Cinema de Ponte de Sor. Os mesmos deslocaram-se em viatura própria. Foi um concerto de bom nível. Os músicos foram: Francisco Baptista, Miguel Baptista, João Baptista, Florbela Aires, Ana Rei, Tomás Dias, Paulo Almeida pai e Paulo Almeida filho.
8 junho – Lembrança de um Presidente da Assembleia da República
O senhor da foto abaixo é figura de relevo no corredor dos presidentes na Assembleia da República, no Palácio de São Bento. Trata se de Vasco da Gama Fernandes, um dos primeiros presidentes do pós 25 de Abril. E porquê estarmos a dar-lhe relevo?
Este senhor, numa deslocação a Portalegre, acompanhando o 1 ministro da época, Mário Soares, na desocupação do conhecido Monte Nogueiro, perto de Fortios, tirou do bolso o seu livro de cheques e ofereceu 20 contos à então Banda Municipal Cratense! Em 1977 era muito dinheiro! E a banda até estava a abrilhantar uma festa de desocupação de um monte pela Reforma Agrária.
O nosso presidente na altura, pai de Filipe Lopes, o saudoso Zé Foguete, exímio na arte do “choradinho” desde que o apoio fosse para a sua querida banda, bem tentou junto de Mário Soares, mas nada! Até levou o pequeno executante, Miguel Baptista, na altura criança de tenros 9 anos, a tocar a Marcha Recordação de Casa Branca para o 1º Ministro perante vasta assistência. Mário Soares ainda lhe perguntou se sabia tocar?!
Obrigado ao Dr Vasco da Gama Fernandes pelo gesto! À época, aquele montante deu para comprar algum instrumento.
Recordar é viver e a memória não pode ser curta e cabe aos mais antigos irem recordando os atuais acerca dos principais eventos da história das nossas filarmónicas.
10 junho – Concerto da OSAA em Elvas
A OSAA deu mais um excelente concerto, desta vez, no Cineteatro Municipal de Elvas, no dia de Portugal, 10 de junho. Os nossos executantes deslocaram-se em autocarro alugado pela Federação de Bandas. Para além da cedência de músicos para esta Orquestra distrital, a nossa Banda tem sido uma habitual fornecedora de instrumental para percussão. Os músicos foram: Francisco Baptista, Miguel Baptista, João Baptista, Florbela Aires, Ana Rei, Tomás Dias, Miguel Dias, Paulo Almeida pai, Paulo Almeida filho e Pedro Severino.
17 junho – Estágio e concerto de encerramento da FINA 2022/23 em Alter do Chão
A Filarmónica do Crato marcou presença no estágio final da FINA em Alter do Chão no 17 de junho. Estiveram presentes os jovens Maria Carvalho, que fazia anos, Melissa Matos e João Baptista. De manhã, trabalharam na sede da Banda Municipal Alterense, após o almoço, visitaram um espaço cultural e de tarde, fizeram um ensaio público no Cineteatro Municipal de Alter do chão. O município cedeu o transporte.
17 junho – Partilha de cartaz com 70 anos
Nesta data chegou-nos mais um documento através do amigo António Leitão. Trata-se de um cartaz de uma tourada no Crato com referência a nossa participação em 1953, há 70 anos.
Obrigado pela descoberta e partilha.
Deixar comentário