6 maio – Mais um Encontro de Bandas em Manteigas
No dia 6 de Maio de 2023 a Filarmónica do Crato rumou uma vez mais à vila serrana de Manteigas a convite da sua irmã Filarmónica Popular Manteiguense, Música Nova. Foi no âmbito do XIII Encontro de Bandas de Manteigas, onde também esteve a congénere de Samora Correia.
Foi um revisitar, matar saudades. Em cerca de 40 anos, não exageramos se dissermos que já fizemos quase uns 20 encontros, cá e lá, com a Filarmónica Popular Manteiguense. Neste século foi o segundo e muitos dos elementos da nossa Banda participaram pela primeira vez. O mesmo se passou com muitos colegas serranos. Esta amizade vem do tempo em que o nosso conterrâneo, Engenheiro Farraia, era um apreciado técnico no parque natural da Serra da Estrela ou mesmo vereador na Câmara Municipal de Manteigas.
Um dos pontos altos foi a interpretação conjunta da marcha “Maria Clara”, composta pelo maestro Luís Serra, em homenagem à sua jovem filhota, a qual foi estreada nesta data.
A velhinha Filarmónica do Crato, apresentou-se com 40 músicos na bela vila serrana. A primeira vez que a nossa Banda visitou Manteigas foi em foi em 1986, vindo a congénere manteiguense ao Crato em 1987, tudo isto à mão de António José Leitão, então Presidente da Câmara Municipal do Crato e do cratense de coração, Engenheiro Farraia, que na altura era vereador da Câmara Municipal de Manteigas. Volvidos quase 40 anos, mesmo com a passagem de várias gerações de músicos, as duas bandas continuam a manter e a alimentar a amizade que foi criada.
8 maio – Descoberta do nome de mais um maestro
Chegou até à Filarmónica do Crato, via o amigo António Leitão, uma certidão de nascimento de 1879 onde consta, como testemunha, o maestro da Filarmónica do Crato à época, António José Carrilho, nome que desconhecíamos…
Por curiosidade, deixamos abaixo a lista dos maestros, incompleta, fruto das pesquisas do nosso executante Miguel Baptista e de informações diretas a este, prestadas pelo antigo músico, já falecido, Joaquim Rodrigues Coelho.
– Lino Légner (1856)
– Amaro Rente (de ?? até 1874)
– António José Carrilho (1879)
– Custódio Silêncio Xavier Ferreira (1895)
– Miguel Rebelo (1931)
– Artur Odorico Raposo (1933)
– António Maria da Luz (anos 30)
– Luís Paté (anos 30)
– João Leitão Franco (1937)
– José Dionísio (1938/39 e depois de 1941)
– José Agostinho de Deus (1940)
– Basílio Monteiro (1941)
– Raul Morais Franco (1942)
– Maestro Sousa (pai de Clauvides de Sousa e avô de Cassiano Prazeres de Sousa) – 1945
– Setral (1947)
– João Augusto Ferreira (pai de Carlos Alberto Girão Ferreira) -1947
– Francisco Raposo (década de 60)
– Clauvides de Sousa (década de 60)
– João Imperial (1971 a 1975)
– Arlindo Gorgulho (1976 a 1978)
– Gomes (1978)
– Francisco Raposo e Celestino Raposo 79/80
– Edmundo Manaças (1981 a 2000)
– Miguel Baptista e Humberto Damas (2001 a junho de 2007)
– Humberto Damas (julho de 2007 até ao presente, maio de 2023)
9 maio – Filarmónica em Programa da TV nos Açores
A Filarmónica do Crato apareceu na TV em programa relacionado com os Açores, mais concretamente na ilha Terceira.
Como é sabido a nossa banda esteve na freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo, em Julho de 2017. E foi precisamente lá que as imagens agora apresentadas no canal 122 da Meo foram captadas. Foi no canal Casa e Cozinha, na terça feira, 9 de Maio de 2023, cerca das 17.30h, que tal aconteceu.
Houve quem fotografasse…
13 maio – 2º concerto da OLAA
Depois da estreia da OLAA – Orquestra Ligeira do Alto Alentejo – nas festas de São Gregório, no nosso auditório em 10 de Abril, esta Orquestra da Federação de Bandas promoveu um segundo concerto em Galveias, dia 13 de Maio, em agradecimento ao apoio da junta de freguesia local. O concerto foi muito bom e nota-se bem a melhoria na performance deste agrupamento que conta com muitos músicos da nossa Banda e ensaia muitas vezes no nosso auditório. Estiveram presentes 8 músicos da Filarmónica do Crato e ainda faltaram 4. O amor pela música e por fazerem o que gostam e levar o bom nome da sua terra a todo o lado, é bem evidente. Até se deslocam em viatura própria.
14 maio – Ensaio da OSAA no Crato
Decorreu mais um ensaio da OSAA nas nossas instalações, na manhã de 14 de maio, em preparação para concertos dia 3 e 10 de Junho, em Ponte de Sor e Elvas. Esta Orquestra tem também vários executantes da Filarmónica do Crato nos seus quadros, inclusivamente, alguns estão nas duas Orquestras – OSAA e OLAA.
20 maio – Encontro de Bandas do Crato
O dia 20 de maio foi a data de mais um Encontro de Bandas anual no Crato! Há muitos anos que a Filarmónica do Crato é uma anfitriã de eleição. As bandas tocam bem, têm reportório apelativo, trazem gente bonita e agradável, enfim, as bandas estão na moda e são os conservatórios do povo. Tocar numa banda é uma atividade que pode ser feita durante toda a vida, dos 8 aos 80.
Participaram a anfitriã Filarmónica do Crato e as convidadas de Maiorga, Alcobaça, onde estivemos em Outubro passado, e a Filarmónica Sangianense, de São Gião, Oliveira do Hospital, banda com quem já tocámos por duas vezes na Serra da Estrela e outras duas no Crato. Este evento vem sendo muito acarinhado pelo município do Crato, que todos os anos inclui o mesmo no seu plano de atividades e orçamento.
Foi um Encontro fantástico. Foi o segundo encontro de bandas depois do Covid 19, desta vez mais desanuviado, em 2022 ainda haviam receios, desconfianças…
O dia fez-se de música, convívio, nascimento e reforço de amizades, boa mesa e pinga e deixou em todos boas lembranças e desejo de repetir.
Pela manhã as bandas de São Gião, pela terceira vez no Crato, e a de Maiorga, nossa conhecida desde outubro passado, fizeram os cumprimentos no jardim municipal seguindo em desfile até à câmara municipal. Depois do almoço, no Prior do Crato, as 3 bandas apresentaram se em concerto, todas em bom nível onde puderam ser ouvidos excelentes temas que deliciaram os ouvidos dos presentes no nosso auditório.
Seguiu se o jantar, mais desinibido, também excelente, e a parte mais difícil, a das despedidas e abraços.
Foi uma excelente jornada de música e amizade para todos e os visitantes foram de muito satisfeitos, o que é apanágio do Crato.
No concerto foi feita uma salva de palmas ao maestro João Neves, falecido há dois dias.
Um agradecimento especial ao município do Crato pela presença, pelas bonitas e sentidas palavras do Vice-Presidente, Pedro Coelho, e pelo enorme apoio monetário que faz do Encontro de Bandas do Crato um dos eventos culturais mais importantes.
Viva a filarmonia!
21 maio – Festa de Nossa Senhora dos Mártires – Pisão
Mais um ano e lá estivemos nas festas em honra de Nossa Senhora dos Mártires, mesmo junto à capela e igreja da extinta freguesia de Mártires, Pisão, na tarde do domingo, 21 de Maio, após uma enorme jornada de júbilo musical com o encontro de bandas durante todo o dia de sábado, 20 de Maio, no Crato. Mais uma vez, o concerto de marchas junto ao Bar das Festas foi seguido com agrado e atenção, seguindo-se a venerada procissão. A Comissão de Festas tomou a Bandeira para 2024, sendo que neste ano conseguiu um pecúlio muito interessante.
25 maio – Jovens do Projeto Plusband na abertura da Feira do Livro
Um grupo de jovens do Projeto municipal Plusband, que a Filarmónica do Crato desenvolve no Agrupamento de Escolas do Crato, abrilhantou a abertura de mais uma Feira do Livro do Crato, que esteve patente no Jardim Municipal. Foi no dia 25 de Maio, quinta feira.
28 maio – Ensaio da FINA em Nisa
Na manhã de 28 de maio a Filarmónica do Crato marcou presença em mais um ensaio da FINA, o projeto que a Federação de Bandas de Portalegre tem vindo a desenvolver para os alunos e músicos mais jovens das bandas e orquestras do distrito. Marcaram presença 4 valorosas meninas, acompanhadas pelo maestro Humberto Damas. Estas executantes enriquecerem os seus conhecimentos musicais, conviveram e tocaram com outros colegas de diferentes bandas.
Obrigado ao município que apoia com o transporte.