A união de Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso e a Paróquia de Flor da Rosa organizaram pelo segundo ano consecutivo, e em pandemia, a tão venerada procissão para os flordarrosenses, Nossa Senhora das Neves. Foi na tarde de estio (com 41º) de 14 de agosto de 2021, nos mesmo moldes de 2020, apenas com a imagem da Santa numa carrinha da União e acompanhada de um mínimo de pessoas e, claro está, pela centenária Filarmónica do Crato, que a abrilhanta também há mais de 100 anos.
Felizmente ainda correu um ventinho. Mais uma vez, os habitantes e naturais de Flor da Rosa que nesta época vêm para as festas, acorreram a todos os pontos de passagem da tradicional procissão e puderam, minimamente, satisfazer-se por ver passar a Senhora, deixando-os com a alma reconfortada. Por estes dias, decorreu também um Torneio de Armas na histórica aldeia, que já não se realizava, há 34 anos, e que veio para ficar, pois o local da sua realização, mesmo defronte para o Mosteiro, entre este e a Igreja Matriz, foi um excelente espaço e dinamizou a localidade na falta das suas tradicionais festas.
A Filarmónica do Crato apresentou-se bem composta, com 28 elementos, com os naipes equilibrados e não deixou os seus créditos por mãos alheias, mais uma vez, prestou um belo acompanhamento, à semelhança do verificado nas últimas atuações nesta Procissão. E não foi fácil, tal a temperatura que atingiram os metais e as madeiras dos instrumentos e a secura das gargantas dos executantes. Não são condições nada ideais para o êxito, mas o esforço e a resiliência dos músicos e a não menos importante atuação dos diretores a fornecer águas numa enorme azáfama para que nada nos faltasse, foram o ingrediente para se conseguir uma afinação minimamente condizente e uma atuação com muito brilho, com a ajuda de Nossa Senhora, seguramente. O Sr. Padre Paulo, como sempre, também esteve em excelente nível e não foi esquecido pelas nossas aguadeiras, porque a garganta dele também teve de ficar muito seca com os cânticos e as rezas que sempre faz nos intervalos da música das marchas graves.
O município do Crato forneceu o transporte, como sempre o faz.
Deixar comentário