FILARMÓNICA DO CRATO EM GÁFETE

A Filarmónica do Crato encerrou a Rota dos Coretos do Alto Alentejo 2017 com um concerto junto ao coreto de Gáfete na quente tarde de 5 de outubro. Esta Banda tem pugnado por realizar dois concertos todos os anos neste certame do Inatel em parceria com a Federação de Bandas, o que não sucede com mais nenhuma banda. O concerto já era para ter sucedido mas acabou por transitar para lá do verão, embora o tempo fosse de estio. Desta forma, foi também comemorativo do Dia Mundial da Música. O público aderiu em bom número e não faltaram vários eleitos e reeleitos nas eleições de 1 de outubro, o que prova que todos estão com e para a Banda. A organização foi da Junta de Freguesia de Gáfete e da Filarmónica do Crato, com o apoio da Câmara Municipal, que deu transporte, palco, cadeiras e o cartaz. A Junta ofereceu um pequeno mas apreciado lanche no final. Destaque para os Gafanhotos do Mato, que abriram o bar para o largo do coreto, desde a sua sede na antiga escola do modelo Adães Bermudes. Regra geral, este concerto tem sido à noite, mas esta modalidade foi muito bem-sucedida.

O concerto teve bastante qualidade comprovando o bom trabalho que a Filarmónica tem desenvolvido nos últimos tempos. A banda apresentou-se com 35 elementos sendo que dois são de Gáfete: Mário Narciso e Rafaela Aires. E a verdade é que esta freguesia tem vindo a ter menos elementos na Banda e é premente que haja uma nova levada de alunos. Esperamos que os próximos tempos tragam novidades porque todos têm que estar com a banda e a própria banda também terá de estar mais presente na comunidade.