A Filarmónica do Crato voltou a participar no concurso escolar de flautas de bisel organizado pelo município de Redondo, sob a orientação do maestro da Filarmónica de Redondo (e professor de música), José Rui do Monte. O concurso decorreu nos dias 8 e 9 de junho e destinou-se a alunos do 1º ciclo. Infelizmente, o Agrupamento de Escolas do Crato não oferece a área de Ensino da Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular após as aulas curricular, o que muito prejudica a Banda e o natural encaminhamento de crianças para a Filarmónica. Desta forma, o Agrupamento não se inscreveu no concurso. Acontece que atualmente, é a Banda que fornece os seus alunos e músicos sempre que a Escola necessita de realizar alguma atividade musical.
O desejável era que o Crato tivesse um Conselho Municipal de Educação funcional e que se preocupasse com questões como esta e que Município, Agrupamento e Banda rumassem todos no sentido de levar as crianças do concelho a aprender um instrumento musical facilitando também a continuidade da existência de crianças e jovens na escola de música da Banda. A Filarmónica do Crato foi a única banda presente até porque o concurso era destinado principalmente a escolas.
Os alunos presentes foram: Maria Rita Marques (2º ano), João Gargana Baptista (3º ano), Mateus Santos Rodrigues e Pedro do Ouro Severino (ambos do 4º ano). Todos se portaram muito bem e foram uns heróis a tocar sozinhos para uma plateia cheia e para quatro atentos júris.
A União de Freguesias, na pessoa do seu Presidente, Joaquim Diogo, apoiou desde logo a deslocação dos alunos através da pronta cedência de uma carrinha. A ida das crianças também só foi possível graças à monitora Diana Anselmo e ao encarregado de educação do aluno Mateus, que alterou a sua vida pessoal para conduzir a viatura. No local do evento, os alunos também foram apoiados pelo Professor Miguel Baptista, presente em Redondo com a sua turma de Cabeço de Vide.
Deixar comentário