FILARMÓNICA DO CRATO NOS FESTEJOS DE Nª SRª DOS MÁRTIRES

A Filarmónica do Crato participou mais uma vez nos festejos em honra de Nª Srª dos Mártires a 14 de maio de 2017. A participação da Banda verificou-se durante todo o dia, como manda a tradição, e fez-se com 26 músicos. Assim sendo, realizou o peditório em Monte da Velha e Pisão logo pela manhã e o concerto e procissão à tarde, na herdade pertencente à Crucieira, onde está construída a Igreja e o Cemitério que serviram até 1883 a extinta freguesia de Mártires. Depois, também continuaram a servir, no entanto, com nova designação de Crato e Mártires. Sabe-se, que volvidos mais de 100 anos, já em pleno século XXI, a freguesia viria novamente a anexar-se, desta feita a Flor da Rosa e Vale do Peso.

A romaria até foi animada. Mas é pena ver que está a definhar ano após ano. Os cratenses parecem não se preocupar com esta tradição, apenas os habitantes do Pisão lutam (mas podiam ser mais). Há que repensar mudanças para salvar esta tradicional romaria podendo passar-se por caminhadas, passeios de bicicleta (cicloturismo), btt, uma prova desportiva, mais animação musical no domingo junto à ermida, etc.

O almoço foi novamente oferecido pela União de Freguesias e como sempre, com qualidade. Nem de graça aparecem!!

O concerto da Banda teve a qualidade habitual e a procissão, sempre solene, mantém a crença viva.

O pendão foi tomado por duas famílias de valorosos naturais do Pisão. Curiosamente, a festa vem sendo feito há muitos anos sempre com a presença de elementos da vasta família (valorosa) Bicho.

O transporte esteve a cargo do autocarro municipal.