ASSEMBLEIA-GERAL DA FEDERAÇÃO DE BANDAS EM MONTARGIL
A Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre realizou pela primeira vez a sua Assembleia-geral em Montargil. Esta vila do concelho de Ponte de Sor foi a capital da música filarmónica distrital durante um dia. O dia 26 de janeiro de 2014, domingo, começou com um ensaio da FINA – Filarmónica Infantil do Norte Alentejano – logo pela manhã nas instalações da Casa do Povo. À tarde, foi a vez dos dirigentes associativos fazerem a habitual assembleia anual onde se aprovaram o relatório de atividades e plano de atividades e orçamento bem como o relatório de contas. Apesar de se terem verificado algumas ausências, justificadas na sua maioria, a assembleia foi bastante positiva. Realçamos alguns projetos como a FIJUNA e a FINA, as duas bandas/orquestras distritais, uma juvenil, outra infantil. Existe também a vontade de se promover uma banda/orquestra sénior (FISENA). Ir-se-á realizar um encontro de bandas distrital inserido nas comemorações dos 25 anos da Banda Juvenil do Município de Gavião. A Rota dos Coretos do Norte Alentejano será mais uma das atividades que já vêm sendo realizadas há muitos anos e este ano teremos a novidade do projeto “Música na Terra”, que pretende levar uma banda a cada um dos 15 concelhos do nosso distrito, em parceria com a CIMAA. Este ano teremos pela primeira vez uma banda de música na abertura e no encerramento dos Jogos do Norte Alentejano e vamos colocar os músicos, diretores e associados das bandas filiadas a cumprirem algumas atividades nos citados jogos. Não faltarão as comemorações do Dia Mundial da Música e do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas e muita, mas mesmo muita formação, desde masterclasses de vários instrumentos, formação para maestros, formação para monitores, formação em manutenção e reparação de instrumentos musicais e formação de dirigentes associativos. Estas atividades irão ser possíveis em especial com o apoio das bandas filiadas e iremos contar com outros apoios imprescindíveis dos municípios e juntas de freguesia, da CIMAA, do Inatel, da DRCA – Delegação Regional da Cultura do Alentejo e da Confederação Musical Portuguesa.
Esta assembleia serviu ainda para dar a conhecer o recente protocolo assinado entre a FBFDP e a CIMAA e um conjunto de outros documentos que permitirão à Federação vir a ter o máximo conhecimento das suas filiadas. Irá ser criada uma Bolsa de Músicos e far-se-á a oferta de um instrumento musical à banda filiada que mais elementos colocar em todas as atividades da Federação. Por fim, 2014 será o ano de lançamento do 3º CD da Federação de Bandas.
Esta Assembleia foi dirigida pelo 1º secretário, maestro Virgílio Vidinha, representante da Banda Municipal Alterense nos órgãos sociais da FBFDP, o qual substituiu o Presidente da Assembleia-geral, Martinho Dimas, nome marcante da cultura do nosso distrito nas últimas décadas (também Presidente da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo), que se encontra a passar por um momento de falta de saúde. É desejo de todos que o amigo Dimas se restabeleça e volte a colaborar como sempre fez com toda a sua experiência e visão.
Deixar comentário