PROJETO PLUSBAND NA ESCOLA DO CRATO ENTUSIAMA BANDA

Tem sido com muito entusiamo que a Filarmónica do Crato, maestro e Direção, têm vivido o arranque, finalmente, do projeto Plusband. Este projeto, inicialmente da Yamaha, há vários anos que é seguido no âmbito da Federação de Bandas de Portalegre como um projeto com qualidade para incrementar o nascimento de bandas filarmónicas ou para ajudar as existentes a reforçarem o seu contingente de músicos. E para a Filarmónica do Crato, para além de oferecer uma atividade diferente e nova na EBI do Crato, olha para o seu crescimento, fortalecimento e garantia de continuidade por mais anos sem sobressaltos que assombram todas as bandas do interior, tal a desertificação que se vai sentido. Toda a Banda que não entre nas escolas, local onde está a sua mão-de-obra em potência, tem os dias contados.

O município do Crato e o seu Presidente, têm um mérito especial, porque vendo no mesmo uma mais-valia para ajudar a Banda, viu ainda uma excelente forma de dinamizar a Escola e a Comunidade com este projeto, oferecendo uma AEC – Atividade de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo, e inserindo o projeto na Educação Musical do 2º ciclo em conjunto com o professor da escola e mesmo na disciplina de oferta de escola no 3º ciclo e no clube da música. Como se referia, o município realizou uma candidatura a fundos comunitários e conseguiu um apoio de 85% de fundos comunitários para este projeto com a duração de 3 anos. O mesmo incluía a compra de 37 instrumentos musicais, métodos de estudo, palhetas, bocais, boquilhas e o pagamento de monitores.

Este projeto começa a ser uma lufada de ar fresco e está a gerar enormes expetativas, pois envolve todas as turmas da EBI (exceto o Pré-escolar) do Crato num total de mais de 200 alunos. Nem todos vão ser músicos, mas toda a gente vai disfrutar a aprender um instrumento musical de sopro. Brevemente, teremos cada turma a mostrar à comunidade a evolução do seu trabalho e a Filarmónica poderá ver engrossar as suas fileiras com muitos jovens que possam ter o desejo de seguirem para o seio da Banda. Só a título de curiosidade o maestro Humberto Damas e o professor têm 48 alunos de clarinete, 20 de trompete, 20 de saxofone, etc. etc.

(foto de um grupo de músicos da Banda no 1º dia de aulas na escola)

 

Deixar comentário