CONCERTOS DIA 5 DE OUTUBRO

A Filarmónica do Crato preparou durante vários meses um concerto no âmbito do Projeto “Garantir Cultura”, do Ministério da Cultura, que teve como finalidade apoiar e mitigar a cultura popular amadora, onde se inserem as bandas, com um montante global de 23 milhões de euros, para fazer face à enorme falta de receitas que a pandemia trouxe ao setor da cultura durante dois anos, passaram-se dois verões sem procissões, festas, contratos… Do nosso distrito, conseguiram ver aprovado o seu projeto 8 bandas, entre elas a nossa. O culminar do projeto foi, um pouco por todo o país, no dia 5 de outubro, com dezenas e até mesmo centenas de concertos junto a monumentos locais ou mesmo nacionais. Outros, tiveram de se realizar em auditórios, mas o mais importante foi o enorme movimento nacional que se verificou e a atividade que tal iniciativa proporcionou às bandas filarmónicas, algumas estavam inativas.

Aproveitando todo o trabalho para o concerto em questão, na tarde de 5 de outubro a Filarmónica do Crato deslocou-se à freguesia de Monte da Pedra, localidade onde não tem tocado com regularidade, dando um concerto, o que era desejo da Banda, dos músicos e da população local, a qual compareceu em bom número ao bonito polidesportivo para ouvir a velhinha Filarmónica do Crato. O concerto foi de bom nível e os aplausos foram muitos. Esteve presente o sr. Presidente da Câmara e o Presidente da Junta de Freguesia de Monte da Pedra, ambos reeleitos. A Câmara Municipal cedeu o autocarro e apoio logístico (cadeiras, palco…).

Pelas 21.00h, no Auditório da Filarmónica, mas agendado para o jardim municipal, a Filarmónica repetiu o concerto para o público cratense, tendo recebido muitos aplausos da plateia, que estava bem composta, apesar de no dia seguinte ser dia de trabalho. Foi mais um concerto de bom nível.

Graças ao apoio deste projeto, a Filarmónica do Crato adquiriu um novo saxofone soprano, instrumento que não se ouve na nossa Banda há cerca de 40 anos, o qual já está a ser tocado pelo jovem Pedro Severino. Para além deste instrumento, foi ainda adquirida uma mesa de percussão, que era uma necessidade há vários anos, o que foi muito do agrado dos executantes deste setor, que como é sabido, executam diversos instrumentos grandes e pequenos e não é fácil arrumar os mais pequenos e tê-los todos à mão.

Deixar comentário