FILARMÓNICA DO CRATO NA NOSSA SENHORA DA LUZ EM VALE DO PESO

 Mais um ano, e a tradição cumpriu-se. A secular Festa de Nossa Senhora da Luz, em Vale do Peso, realizou-se, como sempre, em dia de semana, no próprio dia em que a religião católica comemora a apresentação de Jesus no Templo, 40 dias após o seu nascimento, e em muitas paróquias da nossa região apresentam-se as crianças nascidas em cada ano nas diferentes localidades. A tradição também foi cumprida, duplamente, com a Filarmónica do Crato a abrilhantar os festejos, o que se verifica desde que a festa e a Banda existem. E já lá vão muitos anos (a banda é de 1844 e a festa ainda é anterior).

Este ano, em quinta-feira, a localidade estava pejada de valpesenses da diáspora nacional. Viu-se mais gente por altura do peditório. Quanto à Procissão, bem concorrida, essa talvez tenha tido menos fiéis dado que os alertas de mau tempo em todo o país eram mais que muitos.

A Filarmónica do Crato conseguiu apresentar-se com 25 elementos, o que para dia de semana, é bastante bom. Houve um esforço da parte de todos os elementos e da direção em particular, para conseguir que os muitos jovens da Banda que frequentam a EBI do Crato pudessem ser dispensados e verem alguns testes trocados. A banda compareceu equilibrada e com qualidade. De manhã, ainda deu para molhar os fardamentos visto que ainda caiu alguma chuva mas à tarde a chuva fez gazeta e permitiu que a procissão se desenrolasse da melhor forma. Refira-se que se estrearam a acompanhar a Banda dois dos três novos diretores.

A Filarmónica do Crato, na pessoa dos seus diretores, músicos e maestro, agradecem a bela receção que vêm tendo nos últimos anos por parte de todos os elementos do Lar de Nossa Senhora da Luz deixando um agradecimento público em particular para o seu Presidente da Direção, o notável José Subtil (Zé Dias). Por fim, um agradecimento ainda para o município do Crato pela cedência do autocarro para a deslocação da Banda.

 

 

Deixar comentário