A Filarmónica do Crato encerrou o ano de 2016 marcando presença em mais um Encontro de Bandas, desta feita, a 18 de dezembro, domingo, em Alpiarça, a convite da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro, que comemorava 85 anos.
Este ano terá sido, claramente, aquele em que a Filarmónica do Crato participou em mais encontros de bandas. No total foram oito, incluindo o agora noticiado. Assim, a 20 de janeiro, participou no 96º aniversário da Banda de Ereira – Cartaxo; a 28 de maio, foi a vez de promover o seu próprio encontro em Crato; depois, a 11 de junho compareceu em Amareleja; a 2 de julho, no Mega Festival de Bandas da Federação, em Arronches; a 24 de julho, em vimieiro; a 4 de setembro, em Janes – Cascais; e a 6 de novembro, no 125º aniversário da Banda de Almoçageme – Sintra.
Em Alpiarça. a Filarmónica apresentou-se bem composta, com 34 elementos, e demonstrou boa qualidade tanto na arruada por algumas artérias de Alpiarça, como no concerto que antecedeu a banda anfitriã. A banda local também se apresentou com qualidade e está de parabéns.
A Filarmónica do Crato chegou à vila de Alpiarça à hora de almoço e promoveu um almoço convívio entre os seus executantes na Tasca Gado, pequeno restaurante à entrada da localidade ribatejana. Marcaram presença os músicos Dora Dias e Nuno Antunes bem como o sobrinho Rodrigo Dias Mourato e o saudoso Francisco Bruno, que reside e trabalha na região, que não desperdiçou a oportunidade de conviver e tocar com os amigos do Crato, de quem tem muitas saudades.
Os concertos, de boa qualidade, foram à tarde no salão da Filarmónica, que partilha instalações com os Bombeiros Voluntários. De seguida, as duas bandas conviveram num animado jantar no monumento mais conhecido da localidade, a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, que foi moradia de José Relvas, um dos mais notáveis republicanos, que proclamou a República em 5 de outubro de 1910. E não faltou a animação protagonizada por elementos da Filarmónica do Crato à qual se juntaram mais tarde alguns elementos da Banda de Alpiarça.
A viagem foi no autocarro municipal, superiormente dirigido pelo seu motorista, José Manuel Curado. Mais uma vez, o executivo do município cratense, especialmente na pessoa do seu Presidente, Dr. José Correia da Luz, está de parabéns por ter permitido (como sempre) mais uma deslocação da embaixatriz do Crato, desta vez a terras ribatejanas.
Deixar comentário