FISENA ATUA DE NOVO NO FESTIVAL ANDANÇAS

A fazer quase dois anos de atividade e tendo cumprido o primeiro ano após a sua estreia, precisamente no Festival Andanças de 2015, a FISENA – Filarmónica Sénior do Norte Alentejano, projeto da Federação de Bandas de Portalegre, que congrega músicos mais experientes de várias bandas filarmónicas distritais, em especial de Nisa, Crato e Campo Maior, encerrou a sua atividade de 2015/16 atuando mais uma vez na Barragem de Póvoa e Meadas, no XXº Festival Andanças, na tarde de 7 de agosto de 2016, na cerimónia do encerro. O festival estava bom apesar da tragédia que se abateu no início da semana com o incêndio que transformaria em cinzento mais de 400 automóveis. A FISENA teve uma atuação satisfatória apesar de este ano ter tido menos público a assistir, fruto de alguma menor organização que se verificou no presente certame. O calor era imenso, o que dificultou a afinação e mesmo a questão técnica de alguns instrumentos, em especial os metais.

Refira-se que a FISENA tocou recentemente num evento organizado em Alegrete pela Junta de Freguesia local, a 17 de julho, com grande qualidade. Entretanto, para se preparar para os compromissos, realizou dois ensaios, o último dos quais a 2 de agosto em Crato, tendo o outro sido realizado em Nisa, precisamente nas instalações das duas coletividades que alimentam sobremaneira esta orquestra distrital. Em Póvoa e Meadas marcaram presença 11 elementos da Filarmónica do Crato, o transporte foi cedido pelo município do Crato.

Uma vez que a Federação continua interessada na manutenção deste projeto e há vontade dos músicos e do incansável e notável maestro, António Maria Charrinho, a mesma deverá continuar a sua atividade em 2016/17 já a partir de outubro. Esperamos que mais músicos e bandas se juntem ao projeto.

 

2016-08-11_204616

 

(FISENA – Andanças 2016)

 

Deixar comentário