A Filarmónica do Crato voltou a atuar na vila alentejana de Redondo no dia 2 de agosto de 2015. Nos anos 80 a nossa Filarmónica atuou nesta mesma vila aquando de uns encontros que existiam entre um grupo de concelhos com olarias. E como o Crato possuía e ainda possui alguma tradição oleira em Flor da Rosa e Redondo é também um centro oleiro, ocorreu a primeira atuação. Tratou-se do IIª Encontro de Olaria do Alto Alentejo, em Agosto de 1982, ou seja, há 33 anos. A segunda atuação, a de 2015, resulta das boas relações entre a Sociedade Filarmónica Municipal Redondense (maestro e direção) com a Federação de Bandas de Portalegre e a direção da Filarmónica do Crato. Inserido na cada vez mais conhecida Festa das Flores, organizou-se um encontro de bandas onde marcou presença a anfitriã, a filarmónica do Crato e a SMFOG – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. E as 3 bandas alentejanas provaram que na nossa região também há belas bandas. Depois de termos percorrido algumas das 40 ruas enfeitadas totalmente com papel, as bandas juntaram-se no Largo do Município, por volta das 18h, para os habituais cumprimentos entre si (interpretação de hinos) tendo interpretado em conjunto o hino do município de Redondo e ainda a marcha “Filarmonia”. Depois, seguiu-se o jantar numa das enormes tendas de apoio ao certame da Festa das Flores onde as bandas se envolveram em amena cavaqueira e convívio. Por fim, à noite, com a praça repleta de público, as 3 bandas brindaram os presentes com um serão inolvidável de muita e boa música.
A Filarmónica do Crato compareceu com 38 executantes e prestou mais um belo concerto, de nível muito elevado. A Banda de Redondo foi uma ótima anfitriã e podemos afirmar que ansiamos trazer esta banda, com mais de 60 elementos, ao Crato tão breve quanto possível.
A Filarmónica do Crato agradece mais uma vez ao nosso município por ceder gratuitamente o autocarro municipal para que a sua maior embaixadora levasse e elevasse mais uma vez o nome do Crato lá para fora.
Deixar comentário