A Filarmónica do Crato, que preside à Federação de Bandas de Portalegre, na pessoa do seu músico, Prof Miguel Baptista, tem apoiado desde sempre está estrutura distrital das bandas filarmónicas em todos os seus projetos. Por exemplo, a OSAA, Orquestra de Sopros do Alto Alentejo, têm ensaiado praticamente sempre no Crato.
Neste caso, o primeiro ensaio da Fina também aqui foi. E a OLAA, de quem falaremos em breve, também aqui ensaia com regularidade.
O Crato é central, o auditório da missa Filarmónica agrada, e a nossa Banda tem um bom manancial de instrumentos de percussão.
Além de tudo o que já foi dito, o Crato recebe bem.
– 4 de março 2023- No sábado, 4 de março, a base da percussão da OSAA ensaiou no auditório da Filarmónica do Crato, sob direção do maestro José Miguel Vitoria Rodrigues. Os preparativos para o concerto de apresentação da nova orquestra distrital continuam a bom ritmo. No próximo domingo, 12 de março, é a vez de mais um ensaio, também no Crato. No próprio dia do concerto, 18 de marco, o grupo também reúne de manhã no Crato e à tarde no Caep.
– 5 de março 2023 – A Filarmónica do Crato participou com 7 elementos e uma monitora no segundo ensaio da FINA, no Centro Cultural de Ponte de Sor, na manhã de domingo, 5 de março. O primeiro ensaio foi no Crato, a 5 de fevereiro.
Os jovens vieram agradados com a metodologia implementada pelo maestro José Vitória Rodrigues, que os colocou a solfejar, a cantar e, claro, a tocar, também com a ajuda do maestro em formação, Ricardo Lopes.
Foi uma manhã agradável, na presença do maior painel de rolhas de cortiça do mundo, record do Guinness Book, com a imagem do nosso Nobel, José Saramago.
Para participar nesta organização da Federação de Bandas, a Filarmónica do Crato contou com transporte do município do Crato.
– 11 de março 2023 – O nosso Presidente da Direção da FBFDP, em representação da Filarmónica do Crato, recebeu o grau de Delegado da CMP em Lisboa, no dia 11 de março, no IIº Conselho Nacional das Bandas Filarmónicas. De manhã, presidiu mais uma vez a uma Assembleia-geral da Confederação Musical Portuguesa
– 12 de março 2023 – O auditório da nossa Filarmónica recebeu dois importantes ensaios de orquestras da Federação de Bandas de Portalegre. De manhã foi a OSAA, que se aprestava a realizar a sua segunda aparição, desta vez, no Caep, no dia 18 de março às 17h.
O outro ensaio, à tarde, foi da OLAA, orquestra ligeira, que se preparava para a reaparição, a qual veio a acontecer no domingo de Páscoa à noite, nas nossas Festas de São Gregório.
– O jovem músico da Filarmónica do Crato, Pedro Severino, que este ano arriscou estudar música em Castelo Branco, é um dos alunos da Escola Profissional do Conservatório de Música da capital da Beira Baixa que serviu de modelo para o cartaz publicitário da escola para o ano letivo de 2023 – 24. Parabéns ao Pedro pela aposta! E parece que pode vir a ter colegas do Crato…
– 18 de março 2023 – Hoje foi um dia fantástico! Uma dezena de músicos da nossa banda integrou a OSAA no concerto no Caep! Ana Rei, Miguel Baptista, Florbela Aires, Pedro Severino, Francisco Baptista, Paulo Almeida Jr, Paulo Almeida, Miguel Dias, Tomás Dias e João Baptista! Para recordar! Magnífico concerto!
– 25 de março 2023 – De manhã tivemos vários músicos no ensaio da OLAA em Galveias à ensaiar para se apresentarem nas Festas de São Gregório.
25 de março 2023 – Tarde de sábado bem produtiva para a Fina, em Póvoa e Meadas, com 4 jovens do Crato. Para a qualidade do ensaio, merecia mais elementos presentes e maior empenho…obrigado pelo transporte ao município do Crato.
26 de março 2023 – Na manhã de domingo, 26 de março, um grupo de 4 diretores e o Presidente da Federação de Bandas aprovaram todos os documentos na assembleia geral da Federação de Bandas de Portalegre, na sede da BUA – Banda União Artística, de Castelo de Vide.
A Assembleia foi muito bem presidida pelo seu primeiro secretário, João Brasão, presidente da Banda Euterpe.
À Filarmónica do Crato, que preside à Direção da Federação, e que indicou Miguel Baptista para a presidência, oferece muito apoio à Federação e ao seu representante. A FBFDP reconhece que não seria possível realizar muito do que faz sem o apoio da Filarmónica do Crato. De salientar que o presidente Filipe não pôde marcar presença, mas que foi muito bem substituído por todos os restantes membros da sua direção, António João Fernandes, vice-presidente, José António Belo, secretário, Miguel Pitacas, tesoureiro, que completou a mesa da Assembleia e Américo Aurélio, vogal.
Uma última nota, vai para a nova direção da BUA, a quem desejo sinceros sucessos e estou disponível para ajudar.
Deixar comentário