O mês de junho trouxe alguma atividade à Filarmónica do Crato em diferentes níveis.
– Assim sendo, começou com a participação de um grupo de jovens executantes a tomarem parte concerto final da FINA – Filarmónica Infantil do Norte Alentejano, que se realizou a 4 de junho no Teatro Cinema de Ponte de Sor. Foi o culminar de um ano letivo de trabalho, com vários ensaios em diferentes localidades, um projeto muito útil da Federação de Bandas, que promove o intercâmbio e a possibilidade dos jovens aprendizes ou com pouco tempo de Banda, poderem tocar em conjunto, queimando várias etapas ao chegarem às Bandas principais.
Apesar da Festa das Cores, a Filarmónica do Crato participou com 12 jovens e transporte cedido pelo município do Crato.
– No dia 5 de junho homenageámos o nosso antigo diretor, Manuel António Sancho Ferreira, que faleceu a 4 de junho, aos 72 anos. Manuel Ferreira foi Presidente da Câmara Municipal do Crato nos finais da última década do século XX e foi também por essa altura que presidiu à Assembleia-geral da nossa Filarmónica, entre 1997 e 1998. Paz à sua alma!
– No dia 10 de junho lembrámos o saudoso Carlos Alberto Girão Ferreira, que nos deixara fazia um ano. Foi também apresentada a marcha “O Girão”, que iria ser estreada no dia 2 de julho no Crato, no Festival de Bandas do Alto Alentejo, com 8 bandas do distrito, em homenagem ao Girão.
– No dia 16 de junho abrilhantámos a Procissão de Corpo de Deus no Crato e tivemos o gosto de estrar mais dois novos músicos. Ou melhor, uma nova executante e um “novo e recuperado” músico…
Antes da procissão das 18 horas, a família da Filarmónica do Crato reuniu na sua sede conjuntamente com a família da jovem Clara Ouro dos Santos, que se estreou a tocar clarinete, minutos mais tarde na Procissão onde habitualmente se celebram as Primeiras Comunhões e Profissão de Fé dos jovens cratenses, e este ano não fugiu à regra. A família Ouro e Santos ofereceu um simbólico bolo aos executantes da Filarmónica e estes, mais a Direção e maestro, desejaram um bom ingresso e muitos anos nesta família musical à jovem Clarinha, ela que desde a nascença é uma lutadora…Parabéns aos pais, Sara Ouro e João Santos, à avó paterna, aos avós maternos, Marianita e Carlos, também eles antigos executantes, ou melhor, apenas a Marianita, porque o avô Carlos, reintegrou também hoje os nosso quadros para acompanhar a neta e fazer uma das coisas que mais gosta e que sempre o preencheu como pessoa – tocar percussão. E que jeito deu à Banda, para não falar na qualidade que lhe emprestou! Neste dia, estavam quatro percussionistas ausentes…até o Domingos Reis tocou bombo novamente. Certamente, a Clarinha tem uma estrela brilhante a torcer pelo seu sucesso – o avô Manuel dos Santos, que também era um grande amigo da Banda e festeiro das festas de S. Gregório por muitas ocasiões.
Já são 8 os novos executantes em 2022! E ainda aí vêm outros tantos em dezembro…
Parabéns à Clara e ao Carlos e a toda a família e também à Direção e maestro da Banda!
– No dia 17 de junho, sexta-feira à noite, a FILARMÓNICA DO CRATO abrilhantou a cerimónia de abertura da “Crato Evolution Cup”, um dos maiores torneios de futebol jovem do interior do país, que tanta gente traz aos relvados dos estádios do concelho e até ao de Nisa. A pedido do município, a velhinha filarmónica deslocou-se ao Estádio Municipal do Crato e contribuiu musicalmente para o engrandecimento da cerimónia de abertura do evento. Para além disso, e apesar do muito colorido dos equipamentos dos mais diversos clubes distritais, regionais e nacionais, o equipamento da Filarmónica do Crato, com os seus polos bordeaux e a calça e saia azul escura, mais a diversidade do colorido dos instrumentos brancos, amarelos, prateados e pretos, foi das associações mais bonitas que marcaram presença na noite agradável e quente do Crato.
Parabéns à Filarmónica por ter conseguido estar presente e um obrigado ao município pelo convite e porachar que a Banda se enquadrava no evento.
– Quem assistiu à pequena atuação dos alunos do projeto Plusband na sexta à noite, 24 de Junho, no arraial popular da EBI do Crato, certamente ficou agradado com a quantidade e alguma qualidade que o grupo apresentou. Alguns já estão na Banda e outros se seguirão. Está de parabéns a Câmara, a Escola e a Banda pelo sucesso do projeto, que já está assegurado financeiramente para 2022/23 com fundos comunitários e alguma comparticipação do município.
Ainda na noite de 24 de junho, a Filarmónica do Crato realizou um concerto no arraial de S. João da Escola Básica Integrada Ana Maria Ferreira Gordo, em Crato. Antes do concerto, a Banda acompanhou a marcha da Escola.
Foi um gosto podermos abrilhantar aquela animada noite e de ver os alunos do Plusband e de lhes poder mostrar aquilo que é a Filarmónica, para onde eles podem vir a transitar.
– No dia 25 de junho, a Filarmónica do Crato marcou presença com alguns elementos no 1º ensaio da futura orquestra distrital, a OSAA, o ensaio decorreu no Cineteatro de Alter do Chão. Nesta data, ficou previsto o segundo ensaio, no Crato, nos dias 22 e 23 de julho. O transporte foi cedido pelo município, como sempre.
– Ainda no dia 25, à noite, a Filarmónica do Crato promoveu mais um concerto nas freguesias, este o primeiro da série de 2022. Música nas Freguesias é um projeto que veio para ficar. Vale do Peso foi uma ótima anfitriã e o espaço surpreendeu pela positiva, o recinto de festas.
Fique atento, brevemente haverá mais…15 de julho, sexta-feira, Gáfete.
– Demos ainda conhecimento e agradecemos por ainda existirem pessoas altruístas! A Filarmónica do Crato teve durante mais de 20 anos um mecenas que comprou cerca de 3 dezenas de instrumentos, mandou-os reparar e ofereceu-os à Banda da sua terra, a Filarmónica do Crato. O seu nome é Ismael Teodoro, ainda vivo e residente em Toronto.
Mas em meados de junho, em pleno século XXI, ano de 2022, tivemos outro doador, o nosso sócio, David Viggers, que nos brindou com um trombone, tão necessário para a muito concorrida escola de música. Para além disso ofereceu ainda mais de uma centena de euros em dinheiro, algo que vem fazendo há vários anos.
Muito obrigado, David Viggers! Que belo exemplo! Bem-haja!
– Por estes dias, começou a correr a informação do grande evento do dia 2 de julho em Crato, o Festival de Bandas do Alto Alentejo “Carlos Alberto Girão Ferreira.
– Entretanto, no dia 27 de junho, como a vida não se faz só de acontecimentos agradáveis, anunciámos e lamentámos o falecimento (a 26/6) de mais um antigo diretor da nossa Banda – Emídio Bolinhas Gonçalves, cuja filha Isa foi nossa flautista e a neta Inês foi requinta.
O falecido, com 76 anos, foi diretor da Filarmónica do Crato, pelo menos em dois mandatos, como Secretário, e à época tratava-se duma pessoa muito ativa e com capacidade de transformação e mudança. Foi um dos obreiros da viagem da Banda a França, em 1994, por 10 dias e também das grandes comemorações do 1º Centenário da nossa Banda, em 1996, quando ainda se desconhecia a maior longevidade da mesma (antes da descoberta dos últimos documentos encontrados nos anos mais recentes).
Para o Emídio, um muito obrigado por tudo o que deu à e pela Filarmónica do Crato!Descanse em paz!
– Ainda no dia 27 de junho chegou até nós esta excelente surpresa através do nosso músico Jorge Paixão, que por sua vez partilhou uma publicação do sr Jota Correia, que descobriu uma pintura do nosso saudoso Manuel Saramago, o Manel Benfica ou Manolo, como carinhosamente todos o tratávamos. Muitos dos atuais músicos da nossa Filarmónica nem conheceram o Manel, mas o professor Aurélio Bentes Bravo, ilustre portalegrense, professor, jornalista fundador do extinto jornal Fonte Nova e artista plástico, ousou pintar ou caricaturar este ícone do Crato e da nossa Banda. Nem queiram saber o quanto o Manuel era conhecido! Não havia terra onde a nossa banda fosse que não tivesse pelo menos um conhecido do Saramago. Que descanse em paz, que nós ainda o vamos recordar enquanto para tal houver lembrança. Mas não faltam as fotos e até mesmo documentos como este desta personalidade icónica. O quadro esteve patente numa exposição na Galeria de S. Sebastião, no edifício onde funciona o município de Portalegre.Esta publicação no facebook da Banda foi uma das mais vistas, teve cerca de 4.200 visionalizações.
– No dia 28 prestámos uma homenagem ao nosso colega João José Neves Costa, que não deixa a ribalta. Têm uma relação umbilical, a que não é alheia a sua enorme qualidade musical como trombonista. Na sua humildade afirma que há muitos músicos mais novos muito melhores que ele…mas a verdade é que continua a ser o convidado para enormes projetos televisivos. Vá-se lá saber porquê?
Depois do Big Show Sic, onde se lançou e esteve muitos anos, seguiram-se os programas do Herman na RTP1. E como a sua polivalência é muita, agora podemos vê-lo todas as noites de domingo na TVI, no programa “Uma canção para ti”.
Parabéns João José! És um orgulho para o Crato e para a tua Banda mãe, a nossa Filarmónica do Crato! Agora temos de contar menos contigo…mas é por uma boa causa, para acompanhares muitas crianças talentosas. E para esse desígnio, têm de estar os melhores…
– E demos ainda conhecimento do cartaz da Rota dos Coretos do Alto Alentejo 2022, que teve uma interrupção de dois anos devido ao Covid19. A Filarmónica do Crato, como sempre, realiza dois concertos neste evento. Este ano, as datas são 15 de julho, em Gáfete e 4 de setembro, em Crato.
– Por fim, já em julho, dia 2, chegou o acontecimento que já estava preparado há mais de dois anos, e que também o Covid19 adiou, motivando que a homenagem tivesse de fazer-se a título póstumo. A nossa vila recebeu mais um enorme evento, O Festival de Bandas do Alto Alentejo, em homenagem ao cratense Carlos Alberto Girão Ferreira. Para além da Filarmónica do Crato, que colaborou com a organização, vieram as congéneres de Gavião, Nisa, Póvoa e Meadas, Portalegre, Alter, Sousel e Galveias. Este festival já se realiza há mais de 20 anos e esta foi a segunda vez que veio até ao Crato, a outra foi em 2002, no segundo certame. A organização foi da Federação de Bandas de Portalegre com o apoio do município do Crato e da CIMAA, que marcaram presença ao mais alto nível, com Joaquim Diogo e Hugo Hilário. As quatro freguesias do município também se associaram e receberam uma banda em cada uma das localidades do nosso concelho, sendo que Gáfete recebeu duas bandas. A homenagem ao Girão foi perfeita, com a presença da esposa, filhos e nora e a filarmonia ficou a ganhar com muita música e convívio intergeracional.
A Filarmónica do Crato apresentou-se em bom nível a encerrar o desfile, com 34 músicos, interpretando o tema “1º Festival de Bandas da Feira Popular de Lisboa”, de João Neves, e no final as 8 bandas tocaram, conjuntamente, o tema “Girão”, composto pelo jovem Ricardo Godinho, que também dirigiu e ainda houve tempo para se ouvir o habitual tema de encerramento, o Hino da Federação de Bandas, composto pelo falecido Capitão Sílvio Pleno e dirigido pelo maestro anfitrião, Humberto Damas.
Muito obrigado ao público que acorreu ao Campo 1º de Maio e apoiou as bandas nas freguesias nesta homenagem a um ícone da vila do Crato, Carlos Alberto Girão Ferreira.
Deixar comentário