FILARMÓNICA DO CRATO NO 25 DE ABRIL E NO SÃO MARCOS EM GÁFETE

A Filarmónica do Crato marcou presença, mais um ano, nas cerimónias de comemoração do 25 de abril no Crato. Logo pelas manhã, às 9.00h, marcou o hastear da bandeira e saiu em arruada com todas as entidades presentes até ao seu auditório ao som da marcha “A Life in The Ocean Wave” (popularizada pela Banda de Sua Alteza Real “Real Marines”), conhecida em Portugal como a “Marcha do MFA – Movimento das Forças Armadas”, tão ouvida em abril de 1974. Em seguida, às 10h, decorreu a cerimónia oficial das comemorações do auditório da Filarmónica, no entanto, a mesma Filarmónica do crato, teve de deslocar-se para Gáfete para abrilhantar uma pequena arruada, interpretar o hino num hastear de bandeira e acompanhar mais uma procissão de S. Marcos da matriz até à capela rural. Depois do almoço, muito bem servido pelo Restaurante local “Lagarteiro”, pela tarde, foi a vez de realizar mais um mini-concerto com marchas do seu reportório, sempre do agrado do muito público que ali acorre e acarinha a banda pela sua qualidade e muita juventude.

Por fim, a pequena procissão em redor do santuário dedicado a S. Marcos, sempre com um bom sermão por parte do pároco responsável. O transporte foi cedido pelo município do Crato, como é hábito.

Nunca é exagerado repetir, a Filarmónica do Crato, então Banda Municipal Cratense, abrilhantava esta popular festa, naquela saudosa quinta-feira de 1974, altura em que ainda não havia feriado, mas haveria de o ser a partir daí desde há 43 anos. Espera-se que no próximo ano, o dos 45 da revolução, as festividades sejam ainda mais marcantes.

Na véspera, 24 de abril, 10 músicos séniores da Filarmónica do Crato, participaram na FISENA – Filarmónica Sénior do Norte Alentejano – no Largo do Município do Crato, no belíssimo Festival de Orquestras do Alto Alentejo, organização da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre em parceria e com apoio do município do Crato, e onde participaram também a OLEMSA, de Santo Amaro e a Orquestra do Município de Ponte de Sor.