CONCERTO DA FILARMÓNICA DO CRATO EM GALVEIAS E PARTICIPAÇÃO NA FIJUNA

A Filarmónica do Crato marcou presença em Galveias na tarde de 7 de abril de 2018 presenteando o público local, em número razoável (com muitos músicos), com um concerto de excelente nível. O concerto inseriu-se no Projeto “Música na Terra”, uma parceria da Federação de Bandas de Portalegre e da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Porém, a entidade promotora do concerto foi a Junta de Freguesia de Galveias, muito bem presidida por Fernanda Bacalhau, que deixou palavras muito elogiosas às Filarmónicas e que alugou um autocarro para transporte da banda e ofereceu um belo jantar, caseiro, na cantina da Escola do 1º Ciclo de Galveias e onde o convívio foi muito salutar.

A Banda apresentou-se com perto de 40 executantes, com muitos jovens, e interpretou várias obras de elevada qualidade do conceituado compositor holandês, Jacob de Haan. Não faltaram também obras portuguesas, atuais e mais antigas como “Pica do 7”, Cicles e Mythes e Rapsódia do Alto Minho, que provocou muita emoção nos executantes mais velhos pertencentes à banda local. Uma das cerejas no topo do bolo e devidamente referenciado pela Presidente da Junta, foi a execução de um tema clássico de Mozart (A Mozart Festival), que a própria afirmou que muita gente pensava que os músicos das filarmónicas não tocavam clássicos e que eram vistos por muita gente com um sentido depreciativo de forma errada, as bandas filarmónicas são uma escola, uma escola de música ou a primeira escola de música, e uma escola para a vida.

A título de curiosidade, a Filarmónica do Crato foi uma das primeiras instituições a atuar no novo Centro Cultural de Galveias, com o nome do seu conterrâneo mais famoso, “Sala José Luís Peixoto”, obra levada a cabo muito recentemente pela nova Junta de Freguesia e que reaproveitou (e bem) o espaço onde funcionou durante muitos anos uma Secção dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor.

 

Durante a segunda semana das férias da Páscoa, entre 3 e 6 de abril, a Filarmónica do Crato fez-se representar com 8 músicos e 2 monitores no Estágio de Páscoa da FIJUNA – Filarmónica Juvenil do Norte Alentejano – realizado na vila de Arronches. O estágio decorreu no Centro Escolar de Nª Srª da Luz e o concerto final teve lugar no auditório do Centro Cultural de Arronches. O transporte foi cedido pelo município do Crato, desde sempre sensível para estas causas. O Estágio foi organizado pela Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre em parceria com o município de Arronches e com o apoio das três Juntas de Freguesia do concelho bem como do Agrupamento de Escolas de Arronches. Para este estágio, a Filarmónica do Crato cedeu a título de empréstimo grande parte dos seus instrumentos do setor da Percussão.