FILARMÓNICA DO CRATO NO CARNAVAL 2018

Mesmo não havendo desfile carnavalesco no Crato (também já não houvera em 2017), o grupo mais antigo em atividade, saiu à rua. Pois é, estamos a falar da Filarmónica do Crato. Aproveitando trajes dos anos anteriores, os cerca de 20 elementos da Banda, novamente com a presença do maestro e Presidente, saiu em desfile no domingo, 11 de fevereiro, perto das 16 horas, seguido por algumas (poucas) pessoas que aparecem sempre no Rossio para verem o que acontece. Noutros anos, sem desfile, têm-se associado mais pessoas à Filarmónica, mas este ano não foi esse o caso nem no ano passado. Parece que toda a gente aproveita para sair de cá. Mas há sempre quem goste de dizer que nada se faz…mas provavelmente esses são os primeiros a ir ver outros carnavais.

Nem mesmo a chuva que caiu ao início do desfile fez desistir o animado grupo. A solução foi o coreto. Parada a chuva, percorreram-se alguns locais do centro do Crato.

A tradição vai sendo mantida com a resiliência dos mais velhos, no entanto este ano esses elementos estiveram em menor número e foi graças à nova geração de músicos que a Banda cumpriu mais uma atividade constante do seu Plano de Atividades. E que depois não se diga que há associações que têm maiores apoios. Pudera! Trabalham, “perdem tempo” a fazer coisas…apresentam atividades e obra…

Ainda assim, quando há desfile organizado é bem melhor, é sempre gratificante ter mais espetadores e gente a aderir aos disfarces e à boa disposição. Mas uma coisa é certa, haja carnaval organizado ou não, a Banda cá estará no próximo domingo gordo. E essa tradição já tem muitos anos…

Refira-se que no dia 9 de fevereiro, os jovens elementos da Banda que frequentam a EBI do Crato, animaram o seu próprio desfile pelas ruas do Crato. Os novos músicos demonstram qualidade e organização e assim o futuro da música está assegurado.