1º DE DEZEMBRO DE 2016

Mais um ano, mais uma arruada comemorativa da Restauração da Independência de Portugal do jugo filipino de Espanha. Com 1640 à distância de 376 anos já poucas são as vozes nacionalistas que relembram os Conjurados, no entanto, o desaparecimento do feriado voltou a despertar maior interesse nacionalista. Depois de em 2012 e 2013 (anos de Troika) a Filarmónica do Crato ter comemorado o 1º de dezembro em Lisboa, quando se uniu ao grupo de cidadãos que lutavam pela reposição do feriado, e porque a data coincidiu com um sábado e um domingo, a verdade é que 2014 e 2015, com o feriado ainda extinto, não houve arruada porque o dia era de semana. Ainda no ano passado, já com a certeza de que o feriado ia ser reposto, voltou a não poder fazer-se a arruada.

Felizmente, 2016 trouxe o feriado e com ele, a Filarmónica do Crato a fazer o que a maior parte das bandas nacionais fazem neste dia: saem à rua a comemorar a Restauração da Independência de 1640, assim se chama o seu Hino todos os anos tocado e igual em todo o país. As comemorações nacionais, essas continuam fortes, com a dimensão que atingiram nos últimos 4 anos. Como é sabido, nos dois primeiros anos foi a nossa Filarmónica quem representou Portalegre em Lisboa, em 2014 foi a congénere de Alter e no ano passado tivemos a Associação 1º de Dezembro de Campo Maior. Este ano, de 2016, foi a Banda Juvenil do Município de Gavião e a Sociedade Musical Euterpe, de Portalegre.

Assim sendo, 5 anos depois, ouviu-se de novo o Hino no Crato. Cerca das 10 horas da manhã, a velha Filarmónica do Crato saiu à rua a cumprimentar a população e a regozijar-se por poder voltar a cumprir a tradição. A passagem pela Rua 1º de dezembro foi obrigatória, assim como a singela paragem junto à Casa Josebel para prestar homenagem ao seu Presidente Honorário, José da Conceição Belo (Zé Foguete), pai do actual Presidente (Filipe Belo), que faleceu há precisamente 21 anos, à hora da arruada da Banda, a 1 de dezembro de 1995.

Desta vez não se realizou a cerimónia de lançamento de novos músicos apesar de se encontrar entre os 23 presentes um jovem que se estreou neste dia. Mas isso fica para a semana…

Deixar comentário