ENCONTRO DE BANDAS EM ALMOÇAGEME (SINTRA)

A Filarmónica do Crato participou nas comemorações do 125º aniversário da Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme. Nas comemorações de tão importante data, esta coletividade do concelho de Sintra, que já visitou o Crato, organiza o seu 10º Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Sintra durante todo o mês de novembro. Assim, abriram o festival, a 5 de novembro, a banda local e a congénere “Os Aliados” e no dia seguinte, a Banda dos Bombeiros de Alcoentre e a Filarmónica do Crato. Até final do mês, a SRMA receberá ainda as Bandas Filarmoniartes, a de Montelavar, Pero Pinheiro, Mucifal, Lameiras, Monte Abraão, Assafora e Colares.

A Filarmónica do Crato apresentou-se com 33 elementos e o seu concerto teve um nível bastante aceitável. Apesar de a banda andar algo desfalcada, ainda consegue apresentar-se equilibrada e com qualidade. Refira-se que a Banda anfitriã é como uma segunda casa para o músico cratense, João José Neves Costa, que reside nesta região marítima do concelho de Sintra, e atuou na sua Banda natal, de onde saiu bem jovem para a Banda da GNR e da qual está na reserva. Tocaram ainda Carlos Alberto Girão, que agora está radicado no Crato e dedicado à sua banda natal e o único músico militar cratense no ativo, nosso prezado amigo António Joaquim Borrego, Sargento-Ajudante da Banda da Força Aérea Portuguesa, como trompetista. Destaque ainda para a participação dos músicos Nuno Antunes (Rampolho) e da sua esposa Dora Dias, que sempre que podem e a banda toca na zona de Lisboa, comparecem com enorme gosto e orgulho. O mesmo se passa com o sobrinho Rodrigo Mourato, prometedor clarinetista, que deu os seus primeiros passos na nossa Banda, antes de se mudar para a capital com os seus pais.Foi bonito e raro ver duas mamãs a tocarem ao lado uma da outra: Dora Dias e Lúcia Marvão, que está a reintegrar a Banda depois de ter dado à luz a pequena Sara, há cerca de um ano, cujo pai é o nosso maestro Humberto Damas, e que já imita o pai a mexer os braços a dirigir a Banda. A nossa Banda contou ainda com o apoio de dois músicos amigos, que colmataram algumas baixas, nomeadamente, o músico Luís Brazão, de Elvas, saxofonista, e Ricardo Lopes, tubista, que tem substituído o nosso músico Mário Narciso, que tem estado indisponível devido a uma recuperação integral da dentição.

Infelizmente, os concertos tiveram pouco público e do Crato voltou a aparecer pouquíssima gente, apenas três antigos músicos e algumas pessoas que acompanharam a Banda desde o Crato.

O município do Crato cedeu, mais uma vez o autocarro municipal, e destacamos o excelente profissionalismo do motorista João Neves, que nos transportou em segurança por uma zona de estradas com muitas curvas e estreitas. Para muitos, foi a primeira vez que puderam apreciar a bela vila de Sintra, com direito a verem a grande maioria dos seus encantos naturais e edificados.

2016-11-08_195306

Deixar comentário