ORQUESTRA CLÁSSICA DO CONSERVATÓRIO DE AVEIRO NO DISTRITO DE PORTALEGRE

A FBFDP – Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, em parceria com diversas entidades, trouxe ao distrito de Portalegre a Orquestra Clássica do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro. Esta jovem orquestra, composta por 48 elementos, 36 cordas e 12 sopros, é dirigida pelo maestro Carlos Marques, que é também o diretor do Conservatório de Aveiro e colaborador na área técnica da Federação de Bandas de Portalegre há vários anos bem como diretor técnico de todas as suas orquestras jovens.

No dia 1 de abril a Orquestra assentou arraiais em Castelo de Vide e realizou um workshop com os jovens músicos das duas bandas concelhias (BUA – Castelo de Vide e a SRMPM – Póvoa). À noite, em hora de Benfica-Braga, com o cineteatro Mouzinho da Silveira bem composto, a jovem Orquestra (com muitos jovens premiados nacional e internacionalmente) com alunos entre os 13 e os 18 anos e a frequentarem do 4º ao 8º ano do Conservatório, realizou um concerto de elevado nível. Na assistência estavam muitos elementos das duas bandas. O município patrocinou o transporte, alojamento e alimentação.

No dia 2, houve visita turística por Castelo de Vide de manhã. Após o almoço, a Orquestra seguiu para Alter do Chão tendo de imediato visitado a Coudelaria. Em seguida, realizou um workshop com os alunos da Banda Municipal Alterense e à noite foi a vez de brilhar junto do público alterense no Cineteatro Municipal. O município alterense proporcionou o mesmo tipo de apoios dados em Castelo de Vide.

2016-04-07_210551

No dia 3, domingo, pela manhã, a Orquestra dirigiu-se para Portalegre. Os elementos de sopros seguiram para a sede da Banda de Alegrete onde realizaram um workshop com os jovens pertencentes às duas orquestras distritais – FINA e FIJUNA. Os elementos das cordas estabeleceram-se na EANA – Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre e importante parceiro desta iniciativa – e realizaram um fantástico encontro com os alunos mais evoluídos na escola portalegrense tendo-lhes proporcionado uma experiência única ao tocarem em conjunto alguns temas musicais. Pela tarde, às 17h, a Orquestra presenteou o público da capital de distrito, no belo auditório do Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, gentilmente cedido pela edilidade. Neste concerto, marcou presença a presidente Adelaide Teixeira, que ficou deslumbrada com a qualidade dos jovens músicos aveirenses. Destaca-se o apoio da União de Freguesias de Sé e São Lourenço, na pessoa do seu Presidente, Artur Correia, que em acumulação do cargo de Presidente da EANA, conseguiu os necessários apoios para transportes e alimentação da Orquestra.

2016-04-07_210609

Tratou-se de um momento único para muitos jovens das nossas bandas filarmónicas e orquestras e uma mais-valia para os alunos do nosso Conservatório. Pelo feedback que obtivemos dos visitantes, também para eles a experiência foi inédita e enriquecedora. Esta Orquestra irá representar Portugal na Alemanha, dentro de 15 dias, num Festival internacional que terá pela primeira vez um representante nacional e esta digressão serviu de estágio para o referido acontecimento.

Estes eventos não teriam sido realizados sem o apoio de muitas entidades até porque fazer cultura, é uma loucura! Destacamos os apoios do INATEL, CIMAA, DRCA, municípios de Castelo de Vide, Alter do Chão e Portalegre, União de Freguesias de Sé e São Lourenço, Conservatório de Aveiro e Portalegre e as Bandas de Póvoa e Meadas, Castelo de Vide, Alter do Chão e Alegrete.

2016-04-07_210619