A tradicional arruada de Nossa Senhora da Conceição voltou novamente a ter dupla finalidade. Primeiro, a sua principal missão: a arruada de cumprimentos à população e a algumas instituições; em segundo lugar, a Direção e o maestro aproveitaram a data para se cumprir a habitual cerimónia de entrada de novos executantes uma vez que não foi possível comemorar, mais uma vez, o dia 1 de dezembro numa terça-feira, dia útil, data que ultimamente é usada para a estreia de novos músicos. Assim sendo, a Filarmónica do Crato começou por deslocar-se ao Codeço para receber o jovem Tomás Santos (da família “Caracol”), de 12 anos, que se estreou a tocar tuba. Entretanto, deu-se a passagem pela Unidade de Acamados da Santa Casa da Misericórdia sem que antes se cumprimentasse a “enorme” cratense, Narcisa Damas, à porta de sua casa. Casa essa que, durante mais de 30 anos, se abriu para cumprimentar os músicos oferecendo um retemperador descanso e algumas iguarias e bebidas de aquecimento para atenuar o frio que marca sempre presença neste dia. O presidente da direção aproveitou para explicar aos executantes mais novos o porquê do cumprimento à esposa do amigo Alex informando-os sobre as paragens “técnicas” que a banda ali fazia tendo ainda explicado que Alexandrino Carvalho, foi um dos principais responsáveis pela reativação da banda em finais de 1970 aquando da vinda para o Crato do maestro João Imperial. Na UAI, brindámos os utentes e funcionárias com o hino de Nª Srª da Conceição, tema que diz muito à maioria dos presentes não tendo faltado quem se emocionasse facilmente. Quanto ao Alex, parece estar bem, mas “afastado” de tudo.
Seguidamente, a comitiva deslocou-se até à Rua da Sobreira tendo recebido o jovem João Marcelo, filho de mãe matense e de pai brasileiro, que se estreou em trombone de varas. Curiosamente, começa a ser um hábito a banda ir buscar um músico à Rua da Sobreia sempre que se estreiam executantes.
Parabéns aos jovens, à Direção, maestro e monitor por mais um sucesso. Depois, passámos pelo lar de Nossa Senhora da Conceição onde os utentes se encontravam a almoçar e estão sempre ansiosos por ver a banda, os músicos e ouvir o hino da padroeira. Refira-se que a banda foi recebida pelo Vice-Provedor, António Manuel Ferreira. Este ano já não tivemos a alegria do surdo-mudo, Arlindo Bimbo, que adorava ver a música e os “miúdos” da sua rua, os irmãos Batista.
A arruada terminou como já vem sendo hábito: com uma breve homenagem à porta dos falecidos diretores Joaquim Morgado e José Joaquim da Conceição assim como pela casa do antigo músico, ainda vivo, Fernando Carvalho, que com 82 anos está acamado mas de boa memória. Refira-se que o Presidente Honorário da Filarmónica do Crato, faleceu precisamente há 20 anos, em 1995, no dia 1 de dezembro. Esperamos poder vir a homenageá-lo em 2016, em quinta-feira, novamente feriado.
Deixar comentário