No dia 18 de Julho de 2015, realizou-se mais uma edição do Encontro de Bandas da Sociedade Musical Sesimbrense que contou com a participação da anfitriã Sociedade Filarmónica Sesimbrense e com a Banda da Associação de Desporto e Recreio O Paraíso (Azambuja), bem como com a Filarmónica do Crato.
A Filarmónica do Crato aproveitou a oportunidade para proporcionar uns momentos de praia aos seus elementos, que durante todo o ano dão muito de si para marcarem presença nos muitos ensaios e alguns serviços.
O convite partiu a pedido do músico cratense, António Joaquim Bonito Borrego, que representa a Banda da Força Aérea Portuguesa há 30 anos e toca em Sesimbra também há alguns anos sendo inclusivamente professor na Banda e nas AEC. Iniciou os seus estudos na então Banda Municipal Cratense sob as ordens do também maestro cratense Arlindo Gorgulho, no dia 8/12/76, juntamente com o nosso músico Miguel Baptista.
Da parte da manhã houve um tempo extra onde os executantes puderam fazer uma visita à praia, para agrado de todos.
A nossa filarmónica almoçou no Externato Santa Joana nesse mesmo dia, onde fomos totalmente bem recebidos e acarinhados. Cerca das 17 horas houve então a concentração das bandas no Largo do Município, onde foram apresentados os hinos, os atos protocolares, e onde foi a troca de lembranças e o discurso do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.
Entretanto, realizou-se o Flashmob das três bandas numa só pelas ruas de Sesimbra até às instalações da Sociedade Musical Sesimbrense. Seguidamente, houve um tempo para descansar e beber algo fresco, e logo de seguida as três bandas deslocaram-se até ao Refeitório Municipal de Sesimbra onde fomos também muito bem recebidos.
Os concertos das bandas foram a partir das 21.30h, na Fortaleza de Santiago, com umas belas instalações, a qual possui uma vista lindíssima para o oceano. De seguida, a Banda Sociedade Sesimbrense ofereceu uma ceia, nas suas instalações onde ainda houve tempo para se tocar umas músicas entre os executantes. A Filarmónica do Crato foi muito aplaudida durante o concerto pelo muito público presente. Refira-se que compareceram alguns cratenses da diáspora lisboeta ao espetáculo. A banda apresentou-se com 35 músicos, apenas estava bastante desfalcada no naipe dos saxofones, em especial os Altos.
A nossa Filarmónica ficou instalada nessa noite no pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra.
No dia 19 de Julho de manhã, o grupo da filarmónica tomou o pequeno-almoço no Externato Santa Joana, e logo de seguida deslocou-se até à praia, que estava praticamente lotada.
O almoço foi também no Externato de Santa Joana e a banda teve ainda mais um tempo para comprar umas lembranças e logo de seguida fez-se ao caminho até ao Crato. Deixamos aqui os agradecimentos à Câmara Municipal do Crato, pois mais uma vez foram disponibilizados os apoios necessários que foram pedidos. E queremos também agradecer pelo carinho que a nossa banda recebeu, não só das duas bandas, mas também pelos sesimbrenses.
TEXTO DE MIGUEL BAPTISTA, adaptado do texto de Marcela Marques na página do facebook da Filarmónica do Crato
Deixar comentário