A Filarmónica do Crato marcou presença em mais uma cerimónia de celebração do 25 de abril de 74. 41 anos depois, a velhinha banda mantém viva a chama da democracia tendo marcado presença na cerimónia do hastear da bandeira junto ao município do Crato, repleto de autoridades e com muitos civis (viu-se mais gente este ano). A interpretação de “A Portuguesa” foi bastante satisfatória. A banda apresentou-se com 36 elementos. De seguida, e em comitiva, os presentes acompanharam a banda até à sede da união de Freguesias onde após nova interpretação do hino nacional, ouvimos o Presidente da União mostrando muitas reservas quanto ao futuro dos jovens munícipes e o Presidente do município a concordar e a exortar para que sejamos todos positivos e bem-dispostos.
Logo de seguida, a Filarmónica, liberta das restantes comemorações (à semelhança do ano anterior) pela organização, deslocou-se para Gáfete onde iria abrilhantar os festejos em honra de S. Marcos, festa onde estava a 25 de abril de 1974, em dia de semana ainda antes da data ser feriado nacional. Antes das 11 horas interpretou novamente “A Portuguesa” junto à sede da Junta de Freguesia (antiga Câmara) de Gáfete onde o seu Presidente, José Garcia, discursou brevemente. De imediato, deu-se início à Procissão de São Marcos, ali da matriz (ao lado) até à capela campestre situada nas imediações da vila, a leste.
Este horário pareceu ser melhor para todas as partes: banda, população, entidades locais…O espaço do São Marcos estava bastante bem tratado e foram muitos os que acorreram a almoçar no restaurante improvisado para o efeito. O tempo, aguentou-se praticamente até à noite, a chuva foi residual. Depois de ter almoçado (e bem) no citado restaurante, a Banda fez um agradável concerto junto à capela, muito apreciado. Seguidamente, procedeu-se à pequena procissão em redor da igreja e onde se assiste a um sermão alusivo ao santo homenageado.
Mais um ano, mais uma tradição cumprida e vai sendo comum a Filarmónica do Crato comparecer e fazê-lo em bom nível.
Deixar comentário