A Banda Juvenil da Filarmónica do Crato atuou no IIIº Festival do Pão e foi uma das boas surpresas do certame. Organizado pela terceira vez pela UCRATE – Associação Unidos pelo Crato, sempre nas instalações da Filarmónica, gentilmente cedidas, o Festival do Pão tenta reunir os cratenses em redor de um alimento estruturante na alimentação alentejana, promove produtos do concelho e procura dar a conhecer grupos e interpretes musicais de elevada qualidade. O mesmo foi no dia 29 de novembro, sábado, e deu a apresentar a Banda Juvenil, composta por cerca de 18 jovens músicos (não puderam participar todos), alguns ainda nem participam na banda sénior. Muito bem dirigidos pelos dois jovens monitores, Rafael Vivas e Ricardo Ferreira, os nossos jovens demonstraram qualidade e sobriedade deixando o público muito agradado com a sua apresentação e postura. Não houve enganos, a afinação estava boa e a pequena banda apresentou-se equilibrada.
Este espetáculo foi muito importante para estes jovens, que procuram afirmar-se no panorama musical e é sempre bom serem chamados a intervir nas iniciativas que se realizam no nosso concelho. O trabalho sem ser dado a conhecer não tem sentido e o futuro da Filarmónica do crato mostrou-se risonho e assegurado na noite de 29 de novembro de 2014. Hajam mais solicitações porque os jovens trabalham todo o ano inseridos no projeto da FINA – Filarmónica Infantil do Norte Alentejano e estão em constante evolução e sempre a aumentar o reportório e a qualidade de apresentação.
Parabéns aos jovens, aos monitores, ao maestro e á direção e, em especial à UCRATE por ter “arriscado” inclui-los no programa do Festival. Estes jovens merecem ser acarinhados e seria “bonito” (e um dever) vermos todos os pais e encarregados de educação destes meninos e meninas a assistirem às suas atuações!
Deixar comentário