FINA 2014/15 FAZ 1º ENSAIO EM SOUSEL

A FBFDP – Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre levou a cabo o primeiro ensaio da FINA – Filarmónica Infantil do Norte Alentejano – em Sousel no passado domingo, 19 de outubro de 2014, no multiusos local. Marcaram presença 75 jovens de 10 filiadas – Sousel, Santo Amaro, Galveias, Ponte de Sor, Crato, Alpalhão, Castelo de Vide, Póvoa e Meadas, Alegrete e Elvas. Por ser o primeiro ensaio e as escolas de música estarem agora no arranque do ano letivo, o número de elementos ficou aquém do esperado. A Filarmónica do Crato marcou presença com apenas 6 elementos, 3 monitores e 2 dirigentes.

A FINA no presente ano letivo irá dividir-se em duas – FINA ALFA e FINA BETA, em que a primeira incluirá os jovens mais evoluídos e a segunda será constituída pelos jovens menos evoluídos e pelos que estão agora a iniciar a aprendizagem nas escolas de música. A Filarmónica do Crato deverá comparecer com cerca de 15 jovens na FINA ALFA e 10 na FINA BETA. Os ensaios irão ser realizados mensalmente em três locais distintos e com as duas orquestras em separado (a 16 de novembro será a vez de Montargil, Alter e Alegrete serem anfitriões). O Crato será anfitrião a 25 de janeiro recebendo jovens de Alter, Alpalhão, Nisa, Póvoa e Castelo de Vide. Uma vez por trimestre, ocorrerão ensaios com os elementos das 15 filiadas. Espera-se que este ano este movimento venha a integrar entre 250 a 300 jovens de todo o distrito.

2014-10-29_221224 2014-10-29_221233

 

 

 

O ensaio deste fim-de-semana foi em Sousel visto que a futura Banda dos Bombeiros Voluntários de Sousel está em marcha e a Federação de Bandas decidiu levar o mesmo para a referida localidade a fim de sensibilizar a comunidade local e em especial os jovens para aderirem à aprendizagem de um instrumento musical. O ensaio contou com a presença da deputada Sandra Cardoso (cratense), provavelmente numa das suas primeiras ações públicas. A mesma, prometeu ir empenhar-se na divulgação deste trabalho inédito das bandas e da Federação. Os Bombeiros Voluntários de Sousel estão de parabéns pela organização e pelo facto de tudo estarem a fazer para fundarem uma banda filarmónica numa época em que é mais fácil elas acabarem do que fazerem a sua primeira aparição.

A Filarmónica do Crato está agradecida ao município do Crato que continua a não poupar esforços no apoio à banda concelhia. Algumas bandas vêm sentindo muitas dificuldades na questão logística dos transportes e pagam verbas algo exorbitantes. Bem-haja ao município do Crato por desde sempre ter lucidez e apoiar a música.

Deixar comentário