CRATO RECEBE FANTÁSTICO ENCONTRO DE BANDAS

A Filarmónica do Crato organiza Encontros de Bandas há mais de duas décadas o que lhe confere uma enorme experiência, daí que os Encontros de bandas realizados no Crato nos últimos anos, sejam de excelência máxima. Podemos mesmo afirmar que 2014 foi palco do melhor Encontro de sempre no que diz respeito à qualidade e homogeneidade musical patenteada nos concertos.

A festa máxima dos convívios entre bandas permite-nos conhecer outras regiões e dar a conhecer o que de melhor temos por cá. Para além da amizade e dos laços musicais, oferecemos as nossas melhores iguarias e damos a conhecer a monumentalidade do Crato e do nosso concelho, enfim, somos embaixadores, mesmo cá dentro. O dia 17 de maio de 2014 trouxe até nós a já conhecida SMIRA – Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense, presente pela segunda vez no Crato, e a filarmónica União Lapense (Cartaxo). Nesta filarmónica atua o músico Francisco Bruno, que esteve na nossa banda durante vários anos e rumou a terras de Almeirim. Logo pela manhã, o jardim municipal voltou a ser o ponto de encontro. O calor voltou a fazer das suas e o público foi pouco para tão importante evento, mas é sempre assim…

 

2014-06-02_230457

(Filarmónica do Crato)

 

2014-06-02_230508

(Filarmónica União Lapense)

 

2014-06-02_230518

(SMIRA)

Do jardim, as bandas partiram para a fresca Praça do Município para a normal receção nos Paços do Concelho pelo senhor Presidente do município, Dr. Correia da Luz. Seguiu-se uma visita à escola de Olaria em Flor da Rosa e uma arruada até ao Mosteiro, local muito apreciado pelos vindouros.

 

2014-06-02_230532

2014-06-02_230543

 

O almoço foi servido no restaurante da piscina municipal e o serviço de grande qualidade assim como o jantar.

 

2014-06-02_230552

Após mais um desfile até à sede da banda, tiveram início os excelentes concertos. Começou a banda da Lapa, com bons solistas, que demonstrou muita qualidade e experiência e estava muita bem dirigida pelo maestro Acácio Silva, colega de vários cratenses na Banda da GNR. O momento seguinte, proporcionado pela SMIRA, de Aljustrel foi simplesmente fantástico. O muito público que encheu o auditório da Filarmónica do Crato deleitou-se a assistir à soberba execução de uma jovem que acompanhou vocalmente um tema de “Os Miseráveis”, foi do melhor que se viu e ouviu por cá e foi algo que se considerava impossível. O excelente espetáculo terminou com a nossa Banda, composta por cerca de 50 elementos, que não deixou o crédito em mãos alheias e atuou ao nível das suas antecessoras. O concerto da filarmónica do Crato, apesar de recheada de elementos muito jovens, foi também de elevada qualidade.

Perto do final do concerto houve espaço para as habituais trocas de lembranças entre as 3 bandas e o município e a Junta de Freguesia.

 

2014-06-02_230603

(Banda da Lapa, com excelente solista em saxofone)

2014-06-02_230615

(a prodigiosa executante e cantora de Aljustrel)

O jantar foi extraordinário e a amizade e companheirismo imperou.

Esta fantástica jornada de aclamação da música filarmónica foi possível de realizar graças ao alto patrocínio do município do Crato, ciente de que o apoio à sua embaixatriz traz mais-valias culturais ao Carto realizando um enorme trabalho em prol da dignificação da nossa terra e do nosso município ocupando os seus jovens numa atividade muito dignificante e desviante passível de lhes trazer enormes mais-valias para o futuro.

A Filarmónica do Crato agradece a todos quantos tornaram possível mais este sucesso organizativo prestigiador do Crato, em especial à Câmara Municipal, à União de Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso, à escola de Olaria, ao Mosteiro de Flor da Rosa e Posto de Turismo e deixa uma nota de satisfação e apreço pelo excelente serviço realizado pelo restaurante Prior do Crato, na pessoa do senhor Edmundo Paliotes.

Viva a Música Filarmónica! Viva o Crato!

 

 

 

Deixar comentário