FESTA DE S. GREGÓRIO 2014

A tradicional Festa de S. Gregório está longe de ser uma festa grande, mas é muito importante para a Filarmónica do Crato. O balão de oxigénio que costuma ser para os cofres da banda tem vindo a decrescer e 2014, devido à crise e à menor participação dos cratenses no apoio efetivo, voltará a ver reduzido o montante angariado, pese embora os apoios, que este ano até foram mais.
A jovem Comissão de Festas, constituída exclusivamente por executantes da banda, foi extraordinária em termos de trabalho e união. Infelizmente, o Crato está mais desabitado e envelhecido (tal como todo o Alentejo e o interior do país). Os peditórios foram um fracasso total, renderam pouco mais de 500€, não nos lembramos de tão baixo pecúlio, regra geral obtinha-se o dobro, há que procurar outras formas de obtenção de apoios da população. A parte dos artistas e dos petiscos foi bem conseguida. A noite de sábado foi excecionalmente animada e podia ver-se no baile vários grupos de “jovens” cratenses dos trinta para cima, que não habitam cá mas aproveitam esta quadra e esta festa para se reverem e conviverem com as suas gentes e as suas raízes. Tentou-se realizar um torneio de sueca mas houve pouca adesão de jogadores.

2014-05-29_224138
(saída para o peditório de 19 de abril de 2014)

A festa de 2014 coincidiu com os dias 12, 19, 20 e 21 de abril. Para além dos habituais dois peditórios (este ano foram à tarde) e da procissão, a festa compôs-se de bailes, da favada/feijoada de 2ª feira e do sempre espetacular concerto desse mesmo dia. Os bailes de sexta e domingo, embora mais fracos, juntaram ainda alguns convivas e houve animação. Na segunda-feira, devido à falta de fiéis, não se realizou a procissão de S. Gregório, mais uma vez a população do Crato mostrou que não quer manter as suas tradições! Acabou por se realizar a missa na matriz acompanhada pela banda e a cerimónia foi simplesmente espetacular. A banda tocou divinalmente, a acústica da nossa igreja é excelente e as poucas pessoas presentes ficaram encantadas. Ficou o convite do Monsenhor Paulo Dias para que a banda pensasse em fazer uma missa tocando e cantando todos os temas que constam da organização da mesma.

2014-05-29_224150

(missa de 2ª fª de páscoa, 21 de abril)
A favada/feijoada, este ano viu aumentar o número de presenças em mais 20 ou 30 pessoas tendo-se registo 120 a 130 convivas. Mesmo sendo um convívio onde a alimentação é oferecida pela organização, começa a ser pertinente existirem inscrições para que os cozinheiros possam saber com o que contam. As cozinheiras de serviço, graciosamente, foram Margarida Vivas e Maria Nicolau (Peixa), que contaram ainda com a presença de Paula Correia, Carla Gregório e José Manuel Machado e Catarina Santos no apoio ao bar (bifanas).

2014-05-29_224200

(Vista geral do aspeto do almoço de 2ª feira de páscoa)

Quanto ao concerto, de grande nível, teve mais presença de público. Este ano eramos 50 elementos.
A Comissão de Festas foi composta pelos seguintes elementos: Bárbara Nascimento, Clarisse Gregório, Inês Correia, Isabel Farinha, Viviany Albuquerque, Cátia Ribeiro e Ana Rei, Miguel Dias, Eduardo Batista, Rafael Vivas, António Barreto, André Carpinteiro, João Marques, Tiago Rainho, Ângelo Guedelha e Ricardo Ferreira.
A comissão contou mais uma vez com o inevitável apoio dos directores da banda e de alguns músicos, alguns deles bastante jovens.
Este ano não houve bazar mas realizou-se uma rifa de bolos, esta iniciativa foi interessante. O sorteio de rifas voltou a oferecer vários prémios, desde cabazes a pequenos eletrodomésticos.
O bar funcionou muito bem ao longo dos vários dias de festejos nunca tendo faltado nada, voltou a ser um dos anos mais eficazes no que toca à alimentação.

2014-05-29_224209

(concerto de 2ª feira de páscoa)

A Comissão de Festas, a Direção da Filarmónica e os músicos agradecem particularmente a todos quantos ajudaram nos donativos (peditório), na publicidade (aos comerciantes) e no consumo. Agradece-se em particular à Câmara Municipal do Crato, à União de Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso, à Casa Josebel, entre outros.
Infelizmente, chegou-se ao fim do concerto e não se conseguiu encontrar uma comissão para assumir os festejos de 2015. Não é caso virgem, já aconteceu uma ou outra vez.
Pese embora esta má notícia, fica a certeza de que dentro da banda e entre os diretores, músicos e alguns amigos, certamente que alguma coisa se há de arranjar e esta festa que já faz parte do nosso imaginário e do roteiro das comemorações da quadra pascal não irá terminar.
Bem-haja a todos os que trabalharam este ano e aos que o irão fazer em 2015 em prol do benefício da Filarmónica do Crato e da nossa terra.