A Filarmónica do Crato leva a efeito, com regularidade, ano após ano, concertos e outras atividades nas freguesias do município do Crato. E a freguesia de Gáfete, com tradições filarmónicas, ou não tivesse no seu historial o surgimento de duas bandas (a Banda Barão de Gáfete, que existiu desde finais do século XIX até meados do século XX e a Banda Juvenil de Gáfete, que existiu durante pouco mais de 20 anos, nos finais do século passado), é uma das que recebe a música filarmónica com maior agrado e bastantes vezes. Não podendo ter a sua banda, a da terra, a verdade é que acarinham bastante a da sede de concelho, infelizmente, a única em atividade. E foi o que aconteceu, com mais um concerto no âmbito do projeto da Filarmónica do Crato, em parceria com o município – “Música nas Freguesias”, na noite de 13 de novembro de 2021, no auditório do Centro Cultural de Gáfete, que cedeu as instalações para o efeito e com a inestimável colaboração da Junta de Freguesia local, que tão bem recebe a Banda e cujo Presidente, José Garcia, antigo músico na Banda Juvenil, sempre elogia com muita sinceridade e emoção.
A Filarmónica do Crato, foi das primeiras que retomou a atividade logo após o segundo confinamento, de cerca de seis meses, bastante penoso para a nossa Banda e as outras congéneres. A verdade é que praticamente não têm existido atividades para as bandas e só agora a cultura começa a dar sinais de recuperação. Não fossem estes concertos nas freguesias e a gravação de um tema para um trabalho coletivo com as suas congéneres do distrito no âmbito de Federação de Bandas e ainda um Encontro de Bandas em Setúbal e o panorama tinha sido muito mau.
Com este concerto em Gáfete, de boa memória e qualidade técnica, com um público significativo a atrever-se a deslocar-se ao centro Cultural, ficam ainda por receber a Filarmónica do Crato, as localidades de Flor da Rosa e Vale do Peso. Este público saiu satisfeito com a diversidade e qualidade do reportório e da execução técnica da Banda.
No início do concerto, o Presidente da Direção da Filarmónica do Crato, Filipe Conceição, fez questão de evocar a memória do saudoso músico Carlos Alberto Girão, que nos deixou fisicamente em junho e que faria 79 anos neste dia. O público e músicos responderam, em pé, com muita emoção, num aplauso prolongado.
No final, a Junta de Freguesia de Gáfete ofereceu um magusto aos músicos e espetadores, o qual foi recebido com muito agrado por parte da Filarmónica e seus executantes, permitindo o convívio intergeracional com a população local.
A Filarmónica do Crato agradece à Junta de Freguesia, ao Centro Cultural e à Câmara Municipal do Crato todo o apoio na realização de mais um concerto. Ficou claro que este evento é de repetir, em Gáfete e no restante concelho.
Deixar comentário