ROTA DOS CORETOS DO ALTO ALENTEJO VOLTA A PASSAR POR GÁFETE

A Filarmónica do Crato participa desde sempre na Rota dos Coretos do Alto Alentejo. Numa primeira fase este evento era organizado pelo Turismo e depois passou para a égide da Federação de Bandas e INATEL, que a promove com o apoio da Federação e, claro está, com as Bandas do nosso distrito. Para além disso, a Filarmónica do Crato promove sempre dois concertos, um no Crato e outro em Gáfete. E à semelhança de 2018, o concerto deste ano foi em setembro e voltou a ir à procura do público que nestas noites vai até à piscina municipal de Gáfete, ali a 50 metros do coreto, onde a banda não cabe e na piscina existe um excelente palco. Pois bem, com palco, iluminação e público, a banda fez o seu trabalho a preceito e brindou os muitos presentes com um concerto de elevada qualidade na noite de 15 de setembro, domingo.

A Banda apresentou-se com mais de 30 elementos, três deles de Gáfete – Mário Narciso, Rafaela Aires e Florbela Aires. Mas precisa de mais, será bom que os pais e restantes familiares das crianças de Gáfete e de todas as outras freguesias do nosso concelho incentivem os seus filhos para integrarem a Banda e aprenderem a tocar um instrumento musical, o que é uma mais-valia a todos os títulos para o crescimento integral das crianças e jovens adultos.

O município do Crato apoiou na logística e transporte, como sempre, bem como a Junta de Freguesia de Gáfete, que recebe a Banda com carinho em todas as ocasiões que esta se desloca àquela vila do nosso concelho, terra com tradição musical e que que teve uma Banda Juvenil na década de 80 e 90 do século passado, bem como a Banda Barão de Gáfete nos finais do século XIX e princípios a meados do século XX.

Marcaram presença o sr. Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo e esposa, antiga executante, José Garcia, Presidente da Junta de Freguesia de Gáfete, Filipe Lopes, Presidente da Direção da Filarmónica do Crato e o sr. Viriato Mafaldo, grande entusiasta das bandas, ele que foi um dos obreiros da Banda Juvenil de Gáfete e muitas vezes Presidente da Junta de Freguesia, que aos 94 anos ainda está com todas as suas faculdades bem ativas.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress