INATEL PROMOVE DIAS NACIONAL DAS BANDAS FILARMÓNICAS

 

O Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, instituído em agosto de 2003, e comemorado todos os anos a 1 de setembro, tem sido festejado no nosso distrito desde o seu início. Em parceria de sucesso, o INATEL de Portalegre e a Federação de Bandas do Distrito, têm conseguido dar a dignidade máxima a esta importante data ano após ano (com o necessário apoio de todas as filarmónicas), que tanto valoriza as Bandas Filarmónicas, importantes veículos da cultura popular portuguesa, escolas de virtudes e associações integradoras com um importante papel na ocupação dos tempos livres de jovens e adultos e promotoras de comportamentos anti desviantes. Desde 2003 que são promovidos desfiles, encontros de bandas e concertos por esse distrito fora. Inclusivamente, estas comemorações distritais já tiveram o figurino de comemoração nacional, em Portalegre.

Este ano, o município de Fronteira associou-se dignamente aos festejos com um concerto de duas bandas, descentralizando o certame para o jardim da Avenida da Libertação em Cabeço de Vide. Assim sendo, pelas 18 horas de dia 1 de setembro, domingo, apresentaram-se a Sociedade Filarmónica Galveense, de Galveias, fundada em 1930, e a Filarmónica do Crato, fundada em 1843. Apesar de um pouco desfalcadas, muito por força de terem alguns elementos de férias e a Filarmónica do Crato por ter também elementos que faltaram por influência do Festival do Crato, ambas se apresentaram equilibradas e com um programa variado e agradável ao ouvido, com bons solistas e muita música portuguesa. Foi visível a muita juventude que faz parte dos quadros das nossas bandas. Os concertos foram de bom nível e o muito público que acorreu dignificou o trabalho das duas bandas e de toda a organização, que está de parabéns por mais um sucesso. As bandas agradecem à Federação, ao Inatel, ao município de Fronteira e Junta de Freguesia de Cabeço de Vide, bem como ao público vidense, todo o carinho que receberam neste dia.

Marcaram presença, para além dos presidentes das duas edilidades, o vereador residente em Cabeço de Vide, António Gomes e uma delegação da Confederação Musical Portuguesa, a estrutura acima das federações de bandas, que nos últimos anos faz questão de ajudar a engrandecer as comemorações de Portalegre. Os seus representantes foram o Vice-Presidente, o Prof. Adelino Domingues e o diretor Fernandes Delicado, grande entusiasta das bandas do nosso distrito e do trabalho da Federação, alegretense, e antigo músico militar. Também esteve, a título particular, uma representante da Direção Regional de Cultura do Alentejo. Já agora, a Federação de Bandas esteve representada pelo seu Presidente, Prof. Miguel Baptista que acumulou com a função de músico e apresentador, e por Carlos Valente, Secretário (tesoureiro na banda de Galveias) e o Inatel, na pessoa do seu dedicado diretor da Loja de Portalegre, o sr. João Carlos Guedelha.

No final, as duas bandas foram brindadas com um ótimo jantar no restaurante da Estação de Cabeço de Vide onde foi possível conviverem em franca harmonia. Destaque para a presença do Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, o Dr. Rogério Silva, que tem um projeto para criar uma banda no concelho a curto/médio prazo e o Presidente da Junta de Freguesia de Cabeço de Vide, João Olaia Velez.

O INATEL e a Federação de Bandas já estão a trabalhar nas comemorações do ano de 2020. Em princípio, a aposta voltará a recair num município sem banda, talvez Avis. Também é função destes organismos incentivar a criação de novas bandas. E isso já aconteceu no caso da Banda dos Bombeiros Voluntários de Sousel, que estará presente em Fronteira na noite de 13 de setembro no âmbito da Rota dos Coretos do Alto Alentejo 2019.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress