FILARMÓNICA DO CRATO NAS FESTAS DE VERÃO DE FLOR DA ROSA 2019

A Filarmónica do Crato atuou nas famosas e antigas festas de Flor da Rosa no dia 18 de agosto de 2019. Apesar de um pouco desfalcada, muito por possuir vários músicos de férias, a velhinha Filarmónica apresentou-se rejuvenescida e competente para o serviço a que se propôs. Pela manhã, fazendo-se transportar mais uma vez no comboio turístico que o Município do Crato tem por esta época ao dispor dos cidadãos e visitantes do concelho, a mesma anunciava a sua chegada fazendo ecoar vários acordes à medida que o comboio ia subindo a EN 245 entre Crato e Flor da Rosa. E, desde logo, após as 11 da manhã, com cerimónias no Crato alusivas aos 70 anos dos nossos Bombeiros, realizou-se o peditório da colcha, com a população local a comparecer à porta de casa para ver e ouvir a Banda e dar o seu contributo para a Comissão de Festas.

Pela tarde, cerca das 18.30h, o “apeadeiro” junto à matriz da aldeia serviu de paragem para a chegada do comboio com a Banda. E seguiu-se de imediato a tradicional procissão em honra de Nª Srª das Neves e S. Bento, onde se podiam vislumbrar lindíssimas e interessantes fogaças à cabeça de várias mulheres da localidade (residentes e naturais não residentes), umas novas outras mais experimentadas, trajando os seus melhores vestidos, emprestando ainda maior beleza às belas oferendas que transportavam à moda antiga, sob uma redilha enroscada à cabeça. Que bem é manterem esta interessante tradição, que pareceu mais reforçada este ano. A procissão decorreu com enorme respeito e fé e foi acompanhada por muitos flordarrosenses fortemente empenhados na manutenção das suas festividades. A Filarmónica ofereceu ainda maior beleza à expressão de fé de todos. No final, depois da interessante entrada dos andores em marcha atrás para a igreja, e a saída dos fiéis da igreja, a Banda brindou todos, como sempre, com uma marcha das melhores do seu reportório. E, mais um ano, mas com a tradição muito bem assegurada!

Flor da Rosa poderá apreciar a Filarmónica do Crato, noutro registo, já na noite de 13 de setembro, sexta-feira, num concerto que se espera de grande nível.

 

 

 

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress