Desde que existe a Rota dos Coretos do Alto Alentejo que a Filarmónica do Crato marca presença na mesma. E já lá vão mais de 20 anos. Se tivermos em conta que praticamente todos os anos a Banda atua nos dois coretos do concelho, Crato e Gáfete, estamos a falar de imensas atuações. Devido aos problemas logísticos que existem nos meses de julho e agosto, época do Festival do Crato ou de preparação do mesmo, a Direção e maestro decidiram marcar os concertos da Rota dos Coretos para o mês de setembro. Uma das desvantagens destas datas prende-se com o facto de já não termos cá tanta gente, os cratenses da diáspora já regressaram aos seus locais de trabalho. Foi necessário adiar o concerto de dia 9 para 15 e o tempo passou a estar mais irregular sendo que a noite de sexta-feira começou muito ventosa e amainou à hora do concerto. E o fator tempo, bem como a existência de menos pessoas, levou a que o público não fosse aquele que se regista em julho ou agosto, ainda assim, poderia ter sido bem pior. Felizmente, boa parte dos familiares dos músicos apoiam a sua causa e marcaram presença. Mas a velhinha Filarmónica merecia mais apoio dos cratenses, era bom que o interesse pela banda fosse mais generalizado e que houvesse mais pais a levarem os seus filhos a aprender música.
O concerto foi de bom nível, a banda atuou com 40 elementos e revelou mais um solista, desta vez, por acidente…Na falta, por doença, do jovem saxofonista Francisco Batista, o maestro Humberto Damas teve de recorrer à única saxofonista de serviço, a jovem Andreia Guterres (sax-alto), que entrou para a Banda na Páscoa deste ano, a qual deu muito boa conta do recado. Tratou-se de mais uma prova que a Escola de Música da Banda tem qualidade, ou melhor, os seus responsáveis fazem um trabalho credível e que os executantes que são colocados na Banda têm qualidade. Com um trabalho destes, o poder autárquico que agora anda em pré-campanha pode ficar descansado porque as verbas que são dadas à Banda são mais que bem empregues. O concerto de Gáfete irá ter lugar a 30 de setembro, ao final da tarde.
Os concertos são promovidos pelo INATEL com a colaboração da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre.
A Câmara Municipal, como sempre, colaborou com a realização e distribuição do cartaz, colocou a impecável iluminação e palco junto ao coreto (há muito que a Banda não cabe no mesmo) bem como as cadeiras para a Banda e público. Será desejável que os programas sejam feitos com maior antecedência e que possam ser divulgados nas redes sociais para termos a certeza de que todos são informados deste tipo de acontecimentos. Uma boa agenda cultural, feita com relativa antecedência, e que já existiu, poderá ser uma boa iniciativa…