A Fundação INATEL, a Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre e o município de Portalegre, com apoio da CIMAA e das Bandas Euterpe, Filarmónica do Crato e Sociedade Musical Nisense, levaram a cabo um concerto no CAEP, a melhor sala do Alentejo, comemorando o 4º ano do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, decretado pelo Governo anterior, o qual veio dar um tributo muito merecido às cerca de 750 bandas filarmónicas que existem em Portugal. Só nos Açores são cerca de 150, no Alentejo temos à volta de 55 e no distrito de Portalegre existem 14 embora uma ou outra tenha algumas dificuldades para se apresentar com regularidade. O concerto foi no dia 1 de setembro, sexta-feira, pelas 21-30h, precisamente a data destinada ao Dia Nacional das Bandas Filarmónicas. Podemos afirmar que existe uma tentativa de movimento em alguns países para que as bandas filarmónicas sejam consideradas património imaterial da humanidade, o que faz todo o sentido pela sua importância e pela cultura que preservam um pouco por todo o mundo, com muito destaque para a Europa Mediterrânica.
As três Bandas reuniram-se em convívio na Escola Secundária de São Lourenço, que realizou o catering a pedido da Banda Euterpe, a anfitriã. O serviço foi muito bom e os cerca de 120 músicos presentes, juntamente com os dirigentes e os maestros puderam conviver um pouco antes de se prepararem para as atuações.
Este ano, as comemorações nacionais foram entregues ao Inatel local, na pessoa do Sr. João Carlos Guedelha, cuja dinâmica no distrito de Portalegre é assinalável, em destaque no que às Bandas diz respeito e à Federação de Bandas, em particular. O intercâmbio entre as duas entidades tem proporcionado boas jornadas de cultura um pouco por todo o lado, porém, o evento da noite de sexta-feira, foi o topo das organizações conjuntas. Foi pena o público portalegrense não ter comparecido em maior número, tal a qualidade dos concertos das três bandas. Fomos informados que existiam alguns outros eventos nessa mesma noite um pouco por toda a cidade. Felizmente, as duas bandas forasteiras trouxeram alguns acompanhantes e a plateia ainda se compôs minimamente.
A iniciar, a Banda Euterpe apresentou quatro temas muito bem interpretados fazendo jus à excelente qualidade que vem patenteando nos últimos anos; seguiu-se a Filarmónica do Crato, provavelmente a surpresa da noite, que deixou boa parte dos presentes muito agradados e surpreendidos com o reportório e a qualidade das interpretações, a banda esteve mesmo no seu melhor, refira-se que nesta época do ano (proximidades do Festival do Crato, onde até nem deu concerto) está sempre em muito bom plano; por fim, a Sociedade Musical Nisense, agradou imenso pela qualidade musical e em especial pela apresentação de um reportório praticamente todo composto ou arranjado pelo seu maestro de há mais de 30 anos, António Charrinho, que deu a conhecer a Portalegre e todos os presentes a sua enorme qualidade, que já era conhecida de alguns.
Marcaram presença neste evento o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Inatel. Dr. Francisco Caneira Madelino, que foi daqui muito agradado. De Lisboa, veio também uma comitiva de elementos da Confederação Musical Portuguesa, incluindo o seu Presidente, Dr. Martinho Caetano, que veio confirmar no terreno o bom trabalho da nossa Federação, uma das mais ativas do país, deixando bem patente a sua admiração pelo que por cá se faz. Inclusivamente, para além de homenagear as três bandas com uma placa evocativa, surpreendeu os responsáveis locais com uma placa para a Federação, que muito honrada ficou com esta distinção nacional. Foi com regozijo que o Presidente da Direção, Miguel Baptista, o Tesoureiro, Manuel Paixão e o Vogal, João Maia, receberam este reconhecimento ficando com mais força e empenho e ao mesmo tempo ainda maior responsabilidade para continuarem a sua nobre missão de lutar pelo sucesso de todas as bandas filarmónicas do distrito. Foi também com muito agrado que registámos a presença da srª Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Drª Ana Paula Amendoeira, que pela primeira vez assistiu a uma atividade da FBFDP, e que saiu de Portalegre muito satisfeita com o desempenho das bandas e com o evento. Localmente, tivemos a comparência de Pedro Barbas, representante da Srª Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, que não pôde marcar presença, mas que cedeu desde logo o CAEP para os concertos. Mais nenhum Presidente de Câmara se fez representar (Crato e Nisa) mas marcou presença o Presidente da União de Freguesias de Crato e Mártires Flor da Rosa e Vale do Peso. O Vereador Luís Pargana foi outro elemento presente e verificou-se ainda a presença de um ou outro candidato autárquico da área do município de Portalegre. Destaque ainda para a EANA, que esteve representada por um dos elementos da sua Direção e com quem a Federação de Bandas possui excelentes relações.
Um obrigado à imprensa que marcou presença e ao público que reforçou com aplausos o gosto com que assistiu a um espetáculo de qualidade e memorável, que comprovou que se está a trabalhar bem nas nossas bandas e que temos continuidade assegurada, tal era o número de jovens presentes em cada uma das intervenientes. A organização esteve impecável estando de parabéns os responsáveis pela Loja do Inatel de Portalegre, a Direção da Banda Euterpe e a Federação de Bandas. Um agradecimento final para a Câmara Municipal de Portalegre pelo apoio relativamente ao CAEP e aos seus técnicos bem como às Câmaras Municipais do Crato e Nisa, que cederam os autocarros municipais para o transporte das bandas. Também não seria possível deixarmos de relevar o apoio de retaguarda que a CIMAA dá às atividades da Federação.
(Da esquerda para a direita: Presidente da Banda de Nisa e vogal da Federação, João Maia; Presidente da Banda Euterpe, João Brazão; Gestor da loja do Inatel de Portalegre, João Carlos Guedelha; Vice-Presidente da Confederação Musical Portuguesa – CMP; Presidente da CMP, Dr. Martinho Caetano; Presidente do Conselho de Administração da Fundação Inatel. Dr. Francisco Caneira Madelino; Prof. Miguel Baptista, Presidente da Direção da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre – FBFDP; diretor da CMP, de Alegrete, Prof. Fernandes Delicado; diretor da CMP; Tesoureiro da FBFDP, Manuel Paixão; e o Presidente da Direção da Filarmónica do Crato e 1º Secretário da Ass. Geral da FBFDP, Filipe Belo)
A DIREÇÃO DA FBFDP – set/17
Deixar comentário