FILARMÓNICA DO CRATO COLABORA EM FESTAS DA COMUNIDADE CRATENSE

A Filarmónica do Crato, ou melhor, um grupo de elementos da Filarmónica do Crato, colaborou em duas festas/eventos de natal na comunidade cratense. O primeiro foi no dia 17 de dezembro, no Jantar de Natal dos Idosos da União de Freguesias. O segundo momento, foi na abertura do madeiro de natal do Crato, na tarde de 23 de dezembro, evento organizado pela Ucrate – Unidos pelo Crato.

Tanto num evento como no outro, um grupo de músicos mais experientes da Banda, na sua maioria os que compõe a Orquestra FISENA (da Federação de Bandas), reforçados com mais alguns jovens, tocaram alguns temas de natal e outros. Houve também um momento em que o músico Miguel Baptista interpretou temas natalícios a solo, em clarinete, o que foi do agrado tanto dos presentes no Pavilhão Desportivo como junto ao coreto. Colaboraram Miguel Baptista, Francisco Baptista, Francisco Cruz Batista, António João Fernandes, Henrique Fernandes, Afonso Fernandes, Humberto Damas, Feliciano Marques, José Manuel Machado, Tiago Raínho, Rafael Vivas, Mário Narciso, Miguel Dias, Filipe Belo e Domingos Reis.

Foi uma forma barata e caseira de festejar o natal e de mostrar que muito se pode fazer com a prata da casa e sem custos.

Nos festejos dos Idosos foi possível assistir-se à atuação do notável músico e compositor nisense, António Charrinho, que lidera o projeto FISENA, qua passeou qualidade ao som do seu fabuloso acordeão. O Coral da Santa Casa da Misericórdia do Crato, com nova direção musical, também mostrou a sua categoria mais uma vez entre cratenses.

No Madeiro, assistiu-se à atuação do grupo de violas do Crato, que há vários anos é liderado pelo jovem João Paulo Mourato, que continua a revelar bons músicos e desta vez, uma bela voz feminina. Foi pena não terem tido som!

Estão de parabéns a União de Freguesias pela realização do jantar de natal e a Ucrate, por mais uma festa do madeiro, que já começa a ser uma tradição interessante do Crato marcando bons momentos de convívio. Já há clientes habituais dos enchidos, da boleima e da famosa queimada, ofertas da Ucrate, que são uma mostra de generosidade e um prenúncio do natal e do convívio entre famílias. Este ano, inauguraram o madeiro a Presidente da Direção da Ucrate, Professora Helena Gargana, o Presidente da União de Freguesias, Joaquim Diogo, e o senhor Presidente da Câmara, Correia da Luz, que se fez acompanhar do vice-presidente, João Manuel Farinha. Esta atividade não seria possível sem o enorme apoio da União de Freguesias e do seu pessoal, responsáveis pela preparação do espaço e pela colocação da lenha e do apoio logístico da Câmara.

Deixar comentário