FILARMÓNICA DO CRATO PARTICIPA EM HOMENAGEM A ISIDORO AIRES

Por iniciativa da Associação Ucrate – Unidos pelo Crato, a comunidade cratense homenageou postumamente Isidoro de Jesus Aires, falecido em julho, personalidade abrangente da vila cratense na última década e meia. Como é sobejamente conhecido, Isidoro Aires foi Presidente da Direção da Filarmónica do Crato entre 2001 e 2004 e desde aí até à sua inesperada morte, ocupou cargos no Conselho Fiscal, do qual era presidente.

Assim sendo, a Filarmónica não podia deixar de prestar uma última homenagem ao seu diretor, depois de ter acompanhado o seu funeral. Desta forma, a sua participação circunscreveu-se à interpretação de três temas breves na Igreja Matriz, na tarde de 27 de novembro, domingo. A sua atuação foi do agrado de todos os presentes e familiares, que ocupavam cerca de metade da Matriz do Crato. Atuou ainda o músico Miguel Baptista, individualmente, dedicando o tema “Serenata de Shubert” ao falecido tendo ainda lembrado a plateia que o homenageado foi peça determinantíssima num dos maiores eventos que a Filarmónica do Crato levou a cabo em todo o seu historial – a receção de uma comitiva açoreana com cerca de 70 elementos durante 4 dias (2003) e a deslocação da Filarmónica ao Pico, em 2004, com mais de 60 pessoas. Isidoro Aires foi o principal adepto da ideia de intercâmbio e muito trabalhou para tal e, em especial, deu o seu aval e grande impulso dentro da Direção precisamente devido ao seu feitio empreendedor e determinado.

A homenagem foi muito merecida e decorreu de forma magnânima, com excelente organização da UCRATE onde não faltaram momentos culturais e muitos testemunhos acerca da pessoa homenageada. O coral de Estremoz, Tomás Alcaide, apresentou-se de forma soberba. O filme que passou, com muito dedo do ex-filarmónico João Paulo Mourato, foi uma enorme mais-valia. Foi pena a Filarmónica do Crato não ter marcado presença com mais elementos, mas fê-lo com a maior dignidade. Na realidade a Banda tem vindo a perder vários músicos e um conjunto de coincidências não permitiu que muitos comparecessem. Está de parabéns a UCRATE, a paróquia, a União de Freguesias e todas as associações que se juntaram à homenagem e às quais o senhor Isidoro pertencia ou pertenceu. Uma última palavra, vai para a esposa, D. Catarina, que presenciou toda a cerimónia com muita personalidade e carinho.

Até sempre, Isidoro Aires! Obrigado, UCRATE! Obrigado cratenses!

Deixar comentário