FILARMÓNICA DO CRATO PARTICIPA NO XVI BANDAJANES

A Filarmónica do Crato participou no Encontro de Bandas organizado pela Banda da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira (da Serra), freguesia de Alcabideche, concelho de Cascais. O evento intitulou-se BANDAJANES e ocorreu a 4 de setembro de 2016, domingo. Para além da banda anfitriã e da Filarmónica do Crato, esteve presente a Banda da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes (Montijo). O Encontro foi vivido em são convívio logo desde a manhã com todas as bandas a almoçarem na sede da Banda de Janes. Depois, pelas 15 horas efetuaram uma interessante arruada com as três bandas misturadas a interpretarem o mesmo tema. Entretanto, seguiram-se os concertos no exterior da sede da Banda tendo iniciado a Filarmónica do Crato, que se apresentou com 35 elementos e teve uma participação de bom nível. Depois, tocou a Banda de Sarilhos Grandes, com muita interatividade, e por fim atuou a banda local. Estas bandas tiveram também uma boa prestação tendo-se verificado um nível bastante homogéneo apesar da banda local ter mais elementos e ter interpretado um reportório mais complexo.

2016-09-06_233513

O encerramento dos concertos foi marcado por um inesperado e marcante momento de homenagem a um dos músicos mais idolatrados de sempre no Crato e no país, precisamente, o nosso colega Carlos Alberto Girão Ferreira, que foi professor na Academia de Música Eborense juntamente com o maestro de Janes – Carlos Medinas, que conhecendo todo o seu percurso musical, fez questão de o chamar ao palco aquando das trocas de oferendas para uma saudação unânime do muito público presente.

No final, decorreu o jantar convívio, excecionalmente bem servido, e a amizade imperou, com a Banda de Sarilhos a convidar as duas congéneres a marcarem presença nos festejos de Sarilhos Grandes, em julho de 2017. Como não poderia deixar de ser, o BANDAJANES viria a terminar em beleza com um grupo de cerca de uma dúzia de músicos das três bandas a juntarem-se e a tocarem vários temas em espontâneo, o que originou baile e muito convívio e amizade.

Refira-se que a localidade de Janes está ligada à de Malveira da Serra, na vertente sul da Serra de Sintra, com vista para Cascais e o Guincho. A Filarmónica do Crato realizou um intercâmbio com a Banda de Malveira em maio e novembro de 2004, cuja sede fica praticamente à frente da anfitriã deste encontro – Banda de Janes. Curiosamente, a nossa Banda irá ainda este ano em visita à banda da sede de freguesia – Alcabideche, a 6 de novembro de 2016. Diga-se ainda que, desta vez, praticamente não compareceram cratenses da diáspora lisboeta neste evento, o que não se verificou em 2004.

2016-09-06_233627

A Filarmónica do Crato representou o concelho com o inexcedível apoio do nosso município, que apoia sempre a Banda na sua missão de embaixatriz, alugando um autocarro à Transcrato, a qual prestou um ótimo serviço.

2016-09-06_233713

2016-09-06_233759

 

 

Deixar comentário