FILARMÓNICA DO CRATO REALIZA MAIS UM ENCONTRO DE BANDAS

A Filarmónica do Crato levou a cabo mais um Encontro de Bandas na sua terra natal no dia 28 de maio de 2016. O mesmo foi um sucesso organizacional e teve enorme qualidade musical por parte das três bandas participantes. Para além da anfitriã, Filarmónica do Crato, vieram ao Alto Alentejo as congéneres de Sesimbra – Banda da Sociedade Musical Sesimbrense e de Louriçal (Pombal) – Sociedade Filarmónica Louriçalense. Diga-se que no pretérito ano, a Filarmónica do Crato foi muito bem recebida nas duas localidades. A banda de Sesimbra integra nas suas fileiras o Sargento-Ajudante da Banda da Força Aérea Portuguesa, o cratense António Borrego, trompetista, o único elemento oriundo da banda cratense que ainda se encontra no ativo numa banda militar; por sua vez, a banda de Louriçal integra como Presidente e Vice-presidente, dois elementos com familiares no Crato (pai e filho).

 

2016-06-13_104452

O Encontro começou perto das 11.30h com uma receção no jardim municipal, bem composto de público. O tempo, intermitente, não permitiu que as comitivas se deslocassem ao Largo da Câmara para os cumprimentos do município. No entanto, foi possível seguir-se em desfile para Flor da Rosa com visita ao Mosteiro de Flor da Rosa, que deixou os visitantes maravilhados e admirados pela beleza e raridade do monumento.

Seguidamente, as bandas almoçaram no restaurante Prior do Crato, que prestou um ótimo serviço, tendo convivido até perto da hora dos concertos. O tempo, mais uma vez, não permitiu o desfile até à sede da Filarmónica.

2016-06-13_104529 2016-06-13_104551 2016-06-13_104613 2016-06-13_104633

Os concertos tiveram início próximo das 16.30h e o auditório José Joaquim Lopes estava repleto de público, que ficou até ao fim e deu por muito bem empregue o tempo. Consideramos que este ano teremos assistido ao melhor Encontro de Bandas e ao grupo mais homogéneo de bandas, todas elas com uma atuação para a memória futura. Lembramo-nos que da congénere de Louriçal, foi-nos dito que efetuaram a sua melhor atuação de sempre. De facto foi muito boa!

Por sua vez, a banda de Sesimbra, também impressionou e apresentou-se no Crato ainda melhor do que aquilo a que assistimos em Sesimbra.

2016-06-13_104715 2016-06-13_104732

Para encerrar, a Filarmónica do Crato não defraudou os seus conterrâneos e voltou a demonstrar a todos que o interior desertificado ainda tem muitos bons músicos e qualidade. Apresentou-se com cerca de 40 músicos. Os discursos e trocas de ofertas foi um momento bem passado tendo os elementos de Louriçal e o Vereador João Manuel Farinha (Vice-Presidente da Câmara Municipal do Crato) sido bastante eloquentes. Ficou na retina a frase “temos de fazer mais eventos destes porque passa-se uma tarde muito agradável”.

O Encontro terminou em beleza, uma vez mais no Prior do Crato, tendo o convívio sido ainda mais efetivo. O Crato recebeu como é apanágio desta terra e dos alentejanos – bem! A nossa região ficou mais divulgada e decerto que alguns dos que cá vieram conhecer a nossa terra, o farão novamente porque lhes ficou muita água na boca…Adoraram os monumentos, a comida, os vinhos, os enchidos, as piscinas e conhecem as nossas festas…

Uma nota final vai para o público cratense, para as associações e juntas de freguesia que acompanharam o certame e, claro, para o município do Crato, que apoia incondicionalmente esta grande jornada anual de cultura que a Filarmónica do Crato promove com enorme profissionalismo. Outra entidade que prestou um importante apoio foi a Fundação Inatel através do programa de apoio às sua entidades filiadas como CCD – Centro de Cultura e Desporto.

 

2016-06-13_104818

 

Galeria

 

 

Deixar comentário