FILARMÓNICA DO CRATO NA NOSSA SENHORA DA LUZ 2016 EM VALE DO PESO

Mais um ano e lá foi possível vermos a Filarmónica do Crato a atuar nas festividades de Nª Srª da Luz, em dia de semana. Não vai sendo fácil! Alguns executantes não puderam comparecer, ou por trabalho, ou por estudos (aulas, testes e exames nas universidades).

Este ano o dia dois de fevereiro coincidiu com uma terça-feira. A banda apresentou-se com 32 elementos, na sua maioria estudantes do Agrupamento de Escolas do Crato e alguns (poucos) das Secundárias de Portalegre ou da Profissional do Crato. Constatámos de entre os músicos apenas 3 reformados e 3 elementos em idade ativa, que faltaram ao trabalho, também temos desempregados e estudantes universitários em paragem letiva para exames. Assim sendo, a Banda apresentou-se equilibrada e em boas condições. O dia foi frio pela manhã mas rapidamente aqueceu e ao início da procissão voltou a arrefecer bruscamente, o que ajudou a contribuir para umas gripes e constipações.

2016-02-10_214425

O peditório e arruada teve bastante adesão e a procissão, continua a ser um fenómeno distrital, este ano voltou a ir muito bem composta de fiéis. A nova dinâmica de Monsenhor Paulo Dias foi muito apreciada, não nos lembramos de ver em 40 anos, um pároco a acompanhar as atividades matinais da festa e a almoçar com os elementos ligados á mesma (pessoal do peditório e banda). Refira-se que o Lar de Nª Srª da Luz, nas pessoas do seu Presidente, José Subtil, e da sua encarregada, D. Teodolinda Subtil, têm vindo a melhorar consideravelmente na recetividade à banda e aos elementos ligados ao peditório. Este ano o serviço de almoço foi extraordinário e foi bom ver o número de presenças a aumentar, desde logo, com os novos párocos. Outra presença notada, foi a do Presidente da União de Freguesias, que acompanhou todos os desenvolvimentos.

O município do Crato apoiou com a cedência de transporte para a Banda.

2016-02-10_214446 2016-02-10_214456

 

 

Deixar comentário