MÚSICA NA TERRA – FILARMÓNICA DO CRATO EM ALPALHÃO

A Filarmónica do Crato estreou-se no Projeto da Federação de Bandas em parceria com a CIMAA, “Música na Terra”, com um concerto na vizinha vila de Alpalhão, na tarde de 19 de dezembro de 2015. Este projeto visa levar as bandas de música a todas as freguesias do distrito de Portalegre. E sabemos que muitas não possuem banda e nem ouvem e veem uma há muitos anos. Depois das bandas de Alter (em Montargil), Póvoa (em Gáfete), Alegrete (em Galveias), foi a vez da velhinha banda do Crato entrar neste projeto que começa a despertar o interesse em algumas das mais de 60 freguesias do distrito de Portalegre. Esteve ainda agendado um concerto da Banda 1º de dezembro (Campo Maior) na freguesia de Santana (Nisa). Há uma premissa neste projeto que á a seguinte: nenhuma Banda toca na sua localidade ou concelho…Existem alguns contactos para que este projeto continue a desenvolver-se em 2016 (concelho de Arronches, Crato…).

2015-12-24_125223

Relativamente ao concerto de Alpalhão, a Filarmónica do Crato, muito bem composta, com 41 elementos, exibiu nas instalações da Sociedade Recreativa local o melhor do seu novo reportório, estreado no dia 8 de dezembro no Crato, rebuscando mais dois temas do reportório anterior. Tendo começado com uma matriz sinfónica, com temas como “Pacis Valley” (Ben Haemhouts), “Natum 1834” (Carlos Marques), “La Storia” e “SA Musica” (ambas de Jacob de Haan), a banda acabou interpretando temas mais ligeiros e de música e autores portugueses, nomeadamente “José Cid Medley” (arranjo de David Correia) e “Uma noite em Lisboa” (Álvaro Reis), que muito agradaram ao razoável público presente, em especial, constituído por elementos e futuros músicos da Filarmónica Alpalhoense. Mas foi pena não ter comparecido mais gente!

O concerto foi de bom nível e demonstrou a qualidade de uma das muitas boas filarmónicas do nosso distrito. Estão de parabéns a Junta de Freguesia de Alpalhão, em especial a sua Presidente, Ana Cecília Carrilho e a sua equipa, pelo convite e adesão ao projeto e o município do Crato pelo apoio nos transportes (autocarro e carrinha com material de percussão). Como sempre, este tipo de certames termina com uma lanche convívio oferecido pela freguesia de Alpalhão e bem servido pelos responsáveis pelo bar da Sociedade Recreativa local.

 

2015-12-24_125147 2015-12-24_125156

 

Deixar comentário