A Filarmónica do Crato manteve-se com alguma atividade em mais, entre os dias 15 e 17. Assim, na sexta-feira, 15 de maio, marcou presença na receção ao Sr. Ministro da Educação – Nuno Crato, onde não deixou de dar uma boa imagem do Crato e de toda a sua juventude. Para tal, foi necessário mais um enorme esforço da direção, que contou com o apoio da Câmara e da EBI do Crato para a dispensa dos alunos da escola. A Filarmónica ainda conseguiu apresentar-se com mais de 30 elementos. Um facto curioso foi a oferta de um emblema da banda ao ministro, que é um colecionador de tudo o que seja a marca “Crato”, o que faz todo o sentido ou não tivesse o nome da nossa terra no seu apelido.
Destaque ainda para dois executantes da Banda que na noite de sábado, num ambiente espetacular, abrilhantaram um belo concerto alusivo ao Dia dos Museus. Estamos a referir-nos aos jovens saxofonistas, André Relvas Carpinteiro e Diana Bicho Anselmo, os nossos instrumentistas de saxofone mais evoluídos e, seguramente, dos melhores do distrito. O André possui o 8º grau do conservatório e é uma pena que não prossiga estudos e a jovem Diana, está a terminar a licenciatura em saxofone na Universidade de Évora. O dueto que protagonizaram deixou o público presente no Mosteiro de Flor da Rosa completamente vergado à qualidade da sua música e da execução dos dois jovens. Parabéns a ambos e lançamos o repto para que prossigam com o trabalho de forma a incentivarem os mais novos a segui-los tanto na participação em duetos, trios ou quartetos de música de câmara ou a seguirem o estudo do instrumento que executam no conservatório.
Por fim, a Filarmónica do Crato marcou presença durante todo o dia 17 de maio nas festividades em honra de Nª Srª dos Mártires, no Pisão e Monte da Velha assim como nas Mártires pela tarde. De manhã cumpriu-se o peditório, debaixo de enorme calor, e à tarde foi a vez do concerto e procissão no sítio das Mártires. Mais uma vez, o calor foi intenso e os fiéis e romeiros, cada vez menos. A União de Freguesias ofereceu o almoço à Banda no restaurante “O Recanto”, em Flor da Rosa, onde se proporcionaram momentos de convívio entre músicos e entre festeiros e músicos.
Deixar comentário