A FISENA – Filarmónica Sénior do Norte Alentejano – deixou de ser um sonho e um projeto no papel. No dia 25 de outubro, sábado, em Nisa, deu-se um passo muito importante em mais um projeto da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre. A Filarmónica Sénior contou com pouco mais de 20 elementos de algumas bandas (8 de Nisa, 8 de Crato, 4 de Campo Maior, 1 de Alegrete, 1 de Galveias e 1 de Alpalhão). O nível foi muito alto (marcaram presença 7 maestros a tocar) e as expetativas ultrapassaram largamente as previsões. O reportório é leve, composto à base de música ligeira (Supertramp, Europe, etc) e foi do agrado de todos. Os temas/arranjos foram compostos pelo conceituadíssimo maestro nisense, António Charrinho, um dos líderes do projeto, para além de outros maestros.
No próximo dia 22 de novembro, pelas 17.30h, no auditório da Filarmónica do Crato, terá lugar o 2º ensaio sendo que dos 23 presentes todos irão marcar presença. A banda/orquestra ainda necessita de mais alguns instrumentistas mas temos aqui um caso sério de sucesso, os presentes ficaram muito empolgados e o convívio foi excelente tendo terminado com a visita à exposição dos 170 anos da Sociedade Musical Nisense e com um animado lanche convívio. O ensaio inseriu-se na comemoração dos 170 anos da Banda de Nisa e o próximo também será no âmbito dos 170 anos da Filarmónica do Crato e terminará também com um lanche convívio.
Espera-se que desta vez estejam presentes os restantes elementos que mostraram vontade de participar mas que por várias razões não o fizeram, desde logo os elementos de Elvas, Castelo de Vide, Póvoa e Meadas, Galveias, Alter, entre outros. O projeto continua aberto a todos os músicos com mais de 25 anos que pretendam conviver e aprender mais. Os temas tocados também são apropriados para os músicos das duas orquestras filiadas na Federação (Santo Amaro e Ponte de Sor) e já há projetos para incluir viola, acordeon, piano (quiçá), voz…
Os elementos do Crato foram um dos grupos mais entusiastas deste projeto acompanhando o desejo do Presidente da Direção da Federação de Bandas, Miguel Baptista, desde a primeira hora. Assim, do Crato participaram: Miguel Baptista, Filipe Belo, António João Fernandes, Humberto Damas, José Manuel Machado, João Jerónimo, Francisco Baptista, Tiago Raínho e Feliciano Marques. O transporte foi cedido pelo município, como não poderia deixar de ser, sempre ao lado da sua Filarmónica e neste caso, dos seus executantes e dirigentes.
Certamente, iremos ouvir falar mais vezes da FISENA!
Deixar comentário