FISENA FAZ O 1º ENSAIO EM NISA

 

A FISENA  – Filarmónica Sénior do Norte Alentejano – deixou de ser um sonho e um projeto no papel. No dia 25 de outubro, sábado, em Nisa, deu-se um passo muito importante em mais um projeto da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre. A Filarmónica Sénior contou com pouco mais de 20 elementos de algumas bandas (8 de Nisa, 8 de Crato, 4 de Campo Maior, 1 de Alegrete, 1 de Galveias e 1 de Alpalhão). O nível foi muito alto (marcaram presença 7 maestros a tocar) e as expetativas ultrapassaram largamente as previsões. O reportório é leve, composto à base de música ligeira (Supertramp, Europe, etc) e foi do agrado de todos. Os temas/arranjos foram compostos pelo conceituadíssimo maestro nisense, António Charrinho, um dos líderes do projeto, para além de outros maestros.

 

2014-10-29_221233

 

No próximo dia 22 de novembro, pelas 17.30h, no auditório da Filarmónica do Crato, terá lugar o 2º ensaio sendo que dos 23 presentes todos irão marcar presença. A banda/orquestra ainda necessita de mais alguns instrumentistas mas temos aqui um caso sério de sucesso, os presentes ficaram muito empolgados e o convívio foi excelente tendo terminado com a visita à exposição dos 170 anos da Sociedade Musical Nisense e com um animado lanche convívio. O ensaio inseriu-se na comemoração dos 170 anos da Banda de Nisa e o próximo também será no âmbito dos 170 anos da Filarmónica do Crato e terminará também com um lanche convívio.

Espera-se que desta vez estejam presentes os restantes elementos que mostraram vontade de participar mas que por várias razões não o fizeram, desde logo os elementos de Elvas, Castelo de Vide, Póvoa e Meadas, Galveias, Alter, entre outros. O projeto continua aberto a todos os músicos com mais de 25 anos que pretendam conviver e aprender mais. Os temas tocados também são apropriados para os músicos das duas orquestras filiadas na Federação (Santo Amaro e Ponte de Sor) e já há projetos para incluir viola, acordeon, piano (quiçá), voz…

Os elementos do Crato foram um dos grupos mais entusiastas deste projeto acompanhando o desejo do Presidente da Direção da Federação de Bandas, Miguel Baptista, desde a primeira hora. Assim, do Crato participaram: Miguel Baptista, Filipe Belo, António João Fernandes, Humberto Damas, José Manuel Machado, João Jerónimo, Francisco Baptista, Tiago Raínho e Feliciano Marques. O transporte foi cedido pelo município, como não poderia deixar de ser, sempre ao lado da sua Filarmónica e neste caso, dos seus executantes e dirigentes.

Certamente, iremos ouvir falar mais vezes da FISENA!

2014-10-29_221938

 

 

Deixar comentário