– A Banda Juvenil da Filarmónica do Crato assinalou o Dia Mundial da Música, precisamente a 1 de outubro, através de um concerto na EBI Profª Ana Maria Ferreira Gordo, em Crato. Para além do assinalar da data, o concerto teve como objetivo dar a conhecer o trabalho da “velhinha” Filarmónica no ensino da música a jovens com o sentido de poder vir a angariar novos aprendizes que virão a frequentar a banda juvenil, a FINA e posteriormente a banda sénior. Marcaram presença 18 elementos, nem todos ainda a tocarem na banda mais velha.
– Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, a Filarmónica do Crato realizou uma arruada na tarde de 4 de outubro em Crato. Esta iniciativa inseriu-se nas comemorações distritais daquela efeméride a qual foi organizada pelo Inatel com o apoio da Federação de bandas distrital.
– A Filarmónica do Crato tem vindo a colaborar com os Bombeiros Voluntários de Sousel, ou melhor, com a futura banda filarmónica daquela corporação de bombeiros. O apoio tem sido através do empréstimo de vários jovens que têm reforçado aquela banda juvenil. Depois de alguns ensaios, os 8 jovens do Crato atuaram na referida banda a 5 de outubro em Sousel no âmbito de um certame que comemorou o Dia Mundial do Idoso.
– A Filarmónica do Crato participou com 3 jovens percussionistas no workshop levado a cabo pelo Inatel em articulação com a Federação de Bandas distrital e a Banda Municipal Alterense. A formação decorreu nos dias 11 e 12 de outubro de 2014 nas instalações da Banda de Alter. O formador, foi o conceituado percussionista com raízes no crato e pertencente aos quadros da nossa banda, Carlos Alberto Girão Ferreira, que atualmente goza a sua merecida reforma na vizinha vila de Sousel. A formação contou com 16 jovens pertencentes a várias bandas do distrito, a saber, 3 de Alter, 3 de Crato, 2 de Galveias, 2 de Campo Maior, 2 de Alegrete, 2 de Ponte se Sor (orquestra ligeira), 1 de Gavião e 1 da Banda Euterpe.
Deixar comentário