Tal como vem sendo hábito há muitos anos a esta parte, a Filarmónica do Crato é uma das bandas filarmónicas que adere ao programa “ROTA DOS CORETOS DO NORTE ALENTEJANO” organizado pelo INATEL em parceria com a Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre. Aliás, a nossa Filarmónica nunca deixou de colaborar e ultimamente é aquela que mais concertos executa neste certame. Também já vem sendo hábito haver um concerto no coreto de Gáfete e outro no Crato, porém, este ano ainda houve lugar a um terceiro concerto, desta feita, junto ao Coreto de Flor da Rosa.
Assim sendo, o primeiro dos três teve lugar em Gáfete, na noite de 9 de agosto, sábado, e desta vez a noite até foi agradável. O público, apesar de a princípio parecer não aderir, compareceu em bom número como sempre e saiu de lá muito agradado. Destacamos o discurso de apoio à Banda realizado pelo novo Presidente da Junta de Freguesia de Gáfete e para a presença, mais um ano, de um dos maiores apreciadores das bandas filarmónicas do nosso distrito, o senhor Viriato Mafaldo. A Filarmónica esteve em bom plano e contou com 46 elementos, sete de Gáfete
(Coreto de Gáfete, 9 de agosto de 2014, em primeiro plano o jovem trombonista Afonso Fernandes, com 9 anos, a tocar pela primeira vez a solo o tema “Music”)
O segundo concerto verificou-se oito dias depois e teve lugar em Flor da Rosa, a 16 de agosto. Tratou-se da primeira vez que a banda atuou junto ao pequeno coreto daquela bela aldeia vizinha do Crato. A iniciativa foi da Filarmónica do Crato e da União das Freguesias e, curiosamente, a data escolhida permitiu que este concerto fosse mais uma das iniciativas ocorridas nos festejos de verão da aldeia, o que permitia haver um público certo e interessado. E assim foi. A noite foi uma das mais quentes deste verão e o concerto foi de bom nível e do agrado dos presentes que raramente viram um concerto da Filarmónica do Crato que, ultimamente, apenas vai a Flor da Rosa pelas comemorações do 25 de abril, o que até nem foi o caso neste ano dos 40 anos daquela efeméride. Refira-se que a banda não atuou no coreto porque o mesmo é pequeno (idêntica situação se passa nos de Gáfete e Crato apesar de serem maiores) tendo a banda acabado por atuar no palco da festa, a poucos metros do coreto. Neste concerto esteve presente o responsável pela delegação distrital de Portalegre do Inatel, o senhor João Carlos Guedelha. A banda atuou com 41 elementos.
(concerto da rota dos Coretos em Flor da Rosa, 16 de agosto de 2014)
Por fim, a Rota dos Coretos de 2014 terminaria para a nossa banda a 23 de agosto, sábado, em Crato, numa bela noite e com o jardim municipal já preparado para a XXXª FAG e a abarrotar de gente (refira-se que esta Rota ainda terá mais concertos de outras bandas noutras localidades). O concerto, onde compareceram 41 músicos, foi de muito bom nível tendo terminado em beleza com dois Paso Dobles (um a pedido), que fizeram as delícias de todo o público. Esteve presente um elemento do Inatel, o Presidente da União de Freguesias, o Vice-presidente da Câmara, entre outras entidades. Este concerto contou ainda com a presença da Associação Ucrate que decidiu vender alguns licores, crepes, bolos, sumos, pipocas para adoçar as bocas do muito público e transeuntes e no final ofereceu a receita, que foi de 100€, à direção da Filarmónica do Crato, como forma de agradecimento e reconhecimento pelo apoio que esta banda dá à citada associação através da cedência do seu auditório para a realização de algumas atividades bastante interessantes.
Refira-se que estes concertos só são possíveis graças ao apoio logístico do município que oferece os transportes necessários, coloca as cadeiras à disposição e um pequeno palco para a percussão, fornece luz de qualidade a todos os executantes e realiza os cartazes dos concertos bem como os folhetos informativos.
(coreto de Crato, 23 de agosto de 2014)
(final do concerto do Crato, aspeto parcial do público)
Deixar comentário