FESTIVAL DE BANDAS EM GAVIÃO – 5/7/14
A Filarmónica do Crato marcou presença em mais um Festival de Bandas do Norte Alentejano, certame em que sempre participou. O mesmo teve lugar na vila de Gavião a 5 de julho de 2014. O festival inseriu-se na comemoração dos 25 anos da Banda Juvenil do Município de Gavião e iniciou-se, como já vem sendo hábito, com as bandas a estenderem as festividades às freguesias do concelho onde o mesmo decorre. Assim sendo, a Filarmónica compareceu em duas localidades da freguesia de Comenda – Vale da Feiteira e Ferraria. Em ambas as localidades a receção foi excelente, com muita gente desejosa de ver e ouvir a banda. Em Ferraria houve mesmo muita interação com a população e em Vale da Feiteira eram muitos os elementos da comunidade que se recordavam da nossa passagem por lá nos idos anos da década de 80 do século passado. A Junta de Freguesia de Comenda, na pessoa do seu Presidente e de mais elementos do elenco da mesma, foram extraordinários nessa boa receção.
(receção em Vale da Feiteira)
(passagem por Ferraria)
Depois, as bandas seguiram para a sede de concelho tendo jantado na EBI local tendo a organização e serviço sido excecionais. Pelas 21.30h numa alameda local estreou a FINA – Filarmónica Infantil do Norte Alentejano que de entre os 140 elementos contou com 19 jovens músicos da nossa banda e com dois dos seus monitores – Ana Rei e Rafael Vivas a dirigirem cada um uma das cinco peças apresentadas. Havia muito público e esta estreia foi do agrado de todos. Após este êxito a Federação de Bandas de Portalegre apresentou o seu IIIº CD onde a nossa banda interpretou um tema e viu a sua prestação no Hino da Federação ser a escolhida para encerrar o trabalho discográfico. Por fim, ocorreu o já tradicional desfile das 8 bandas presentes: Alpalhão, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Galveias, Gavião, Nisa e Póvoa e Meadas. Refira-se que as bandas de Alpalhão e Póvoa e Meadas já não participavam há alguns anos. No final as bandas interpretaram conjuntamente a marcha de Sílvio Pleno – Bodas de Prata e o Hino da FBFDP. A Filarmónica do Crato compareceu em bom plano, como sempre, com 42 músicos tendo a sua atuação sido muito agradável.
O certame só foi possível com o apoio da CIMAA e da Câmara Municipal de Gavião e foi organizado pela banda local e pela Federação. Também colaboraram as juntas de freguesia e a escola local assim como todos os municípios que cederam transportes para as deslocações das bandas e dos jovens da Fina, como foi o caso, mais uma vez, do município do Crato, a quem a Filarmónica agradece.
(Atuação da FINA sob direção do maestro Carlos Marques)
(elementos do Crato na FINA, alguns ainda são aprendizes)
(Filarmónica do Crato interpretando Seleção QB junto à tribuna)
(Final do Festival com a atuação conjunta da marcha e Hino da Federação)
Deixar comentário