PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS – 22 DE JUNHO DE 2014

 

Depois de em 2013 a Filarmónica do Crato não ter podido participar na primeira Procissão de Corpo de Deus fora da data do extinto feriado, este ano, a 22 de junho de 2014, novamente no domingo a seguir ao desaparecido feriado, a participação foi efetiva e deu maior brilho à mesma. Para o efeito, os contactos entre a paróquia e a direção da banda foram realizados de foram bastante atempada e já toda a comunidade cratense estava mais desperta para a alteração de data.
A filarmónica apresentou com apenas 25 executantes, metade dos que dispõe, mas ia equilibrada. Este ano apenas um jovem das nossas fileiras ia no desfile dos jovens que cumpriam a profissão de fé, trata-se do João, do Pisão.
A procissão levava algum acompanhamento mas já viveu melhores dias.

Será conveniente que as autoridades também deitem mão a esta organização tal como se tem feito com a Semana Santa caso contrário veremos as ruas floridas desaparecerem nos próximos anos e é competência da comunidade cratense manter as suas tradições. Ainda há muita localidade das redondezas que enfeita as suas ruas integralmente com flores, no Crato, vê-se uma salpicadela aqui outra ali porque ainda resiste uma ou outra “teimosa”. Portanto, apelo à paróquia, à Câmara, à Junta, à Ucrate, à Misericórdia e aos moradores da parte histórica para arregaçarem mangas e que em 2015 possamos ter uma procissão mais digna e bonita, própria dos pergaminhos do Crato. Podemos ter aqui mais um momento de interesse turístico capaz de trazer gente ao Crato até porque com as estradas que existem atualmente, praticamente só cá vem quem quer, porque os outros passam ao lado…

Deixar comentário