XIIIº PASSEIO DA BANDA – SERRA DA ESTRELA (15 DE FEVEREIRO DE 2014)

2014-05-27_224158

Após alguns anos de interregno, a Filarmónica do crato voltou a realizar um passeio onde o objetivo, para além de dar a conhecer novos locais aos seus executantes, diretores e familiares, pretende estreitar os laços de amizade entre todos os elementos que integram esta enorme família. O último passeio (XIIº) foi a Sevilha e durou 3 dias, foi no já distante mês de Setembro de 2008. Passados mais de 5 anos já era evidente a vontade de muitos elementos em voltarem a ter uma passeio e da ideia à ação foi um ápice. Como muita gente nunca viu neve ou poucas oportunidades tem de ver ou brincar na neve, a ideia foi um passeio de um dia à Serra da Estrela. O passeio decorreu no passado dia 15 de fevereiro, sábado. E depois de imensos dias de chuva abundante, São Pedro reservou-nos uma manhã com abertas e, apesar de não termos podido ir à Torre, toda a gente ficou extasiada com a neve que havia entre as Penhas da Saúde e a zona do Centro de Limpeza de Neves. Foi uma delícia de diversão entre miúdos e graúdos, ali não houve diferenças de idade. 

Da comitiva de dois autocarros, os do município, gentilmente cedidos pela nova Câmara, fizeram parte cerca de 80 pessoas. Para além dos muitos músicos e diretores, integraram-se os seus familiares e os elementos mais jovens da escola de música e da banda juvenil com os seus parentes. Esta foi também uma forma de mostrar aos

futuros elementos e às suas famílias a dinâmica e a amizade que reina na Filarmónica do Crato, uma verdadeira família onde os mais novos se integram perfeitamente com os mais velhos sendo que a música é uma atividade que se pode praticar ao longo de toda a vida. E os jovens gostam de interagir com os elementos mais séniores e estes ganham mais juventude ao lidarem com os mais novos passando-lhes a mística do amor a música e à banda.

2014-05-27_224009

 

Depois de umas duas horas de diversão na neve, o grupo almoçou nas imediações das Penhas da Saúde e rumou a Manteigas, localidade onde estava previsto almoçar caso o tempo estivesse complicado. Já tínhamos de prevenção os amigos da Filarmónica Popular Manteiguense que nos aguardavam para nos dar um teto apropriado para efetuarmos os nossos piqueniques, porque houve muita troca e partilha de merendas. A descida pelo vale glaciar do Zêzere foi linda mas complicada dado que a estrada com neve ficou ainda mais apertada. Aqui salienta-se a perícia e o profissionalismo dos nossos motoristas municipais, os experientíssimos e simpáticos José Manuel Curado e João Neves (Fona), a quem agradecemos terem-nos conduzido com eficácia e segurança nos cruzamentos com outras viaturas porque foi um pouco arriscado termos ido à Serra da Estrela no pico do inverno. Em Manteigas ainda aproveitámos para comprar os saborosos queijos amanteigados que se comem à colher e convivemos com as mais altas individualidades da nossa banda amiga, nomeadamente o Presidente da Direção e o jovem maestro, Miguel e Luís Serra (irmãos), respetivamente. E para nosso regozijo ainda compareceu junto de nós o anterior

maestro (retirado), o nosso amigo José Dias, que com as suas 60 primaveras ainda se encontra muito bem conservado. Diga-se que o ex-maestro é sogro do atual maestro, o conceituado compositor, Luís Serra Dias.

Enfim, passados 5 anos e depois de o primeiro passeio da banda ter sido realizado em 1996, parece-nos que estão reunidas as condições para que a continuidade dos passeios seja menos espaçada no tempo. O interregno foi grande, já havia saudade!

Este passeio foi uma das primeiras atividades incluídas nas comemorações dos 170 anos da Filarmónica do Crato (1844/2014).

 

2014-05-27_224451

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixar comentário